metropoles.com

Redução de fiscais pode comprometer crescimento do PIB agropecuário

Enquanto a produção do agronegócio dobrou em 16 anos, o número de profissionais que inspecionam os produtos caiu pela metade

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/ANFFA
ANFFA
1 de 1 ANFFA - Foto: Divulgação/ANFFA

Em tempos de “Carne Fraca” — a operação da PF que investigou uma organização criminosa que facilitava a comercialização de alimentos adulterados em troca de propina — um estudo da Fundação Getúlio Vargas (FGV) mostra que não é apenas a segurança alimentar do brasileiro que está em risco. O crescimento e a competitividade do setor de agronegócio também.

O trabalho, encomendado pelo Anffa Sindical, sindicato nacional que representa os Auditores Fiscais Federais Agropecuários (Affas), e produzido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), alerta para a sobrecarga na atividade dos profissionais, que são responsáveis pela inspeção e certificação dos produtos de origem animal e vegetal consumidos no país.

O agronegócio é, individualmente, o setor mais relevante da economia brasileira. Responsável por 23,6% do PIB em 2016, o agronegócio avança a cada ano conquistando mercados em todas as regiões do planeta. O país é hoje o maior exportador mundial de produtos como suco de laranja, açúcar, soja, carnes de frango e bovina e café.

De acordo com o levantamento da FGV, nos últimos 20 anos, houve uma redução de 38% no quadro de profissionais responsáveis pela fiscalização, enquanto a produção agropecuária do país teve um expressivo crescimento. Para se ter ideia, somente no caso dos grãos, o aumento foi de 138% no mesmo período.

Apesar de os percentuais andarem na contramão, para o presidente do Anffa Sindical, Maurício Porto, o documento comprova também a eficiência e o compromisso dos auditores agropecuários com a segurança dos alimentos consumidos no país e que são enviados para o exterior.

Nosso comprometimento é total. Mas estamos trabalhando muito acima da nossa capacidade. Isso põe em risco a qualidade do nosso trabalho. Estamos pedindo ao Ministério da Agricultura que realize concurso público para o preenchimento de 1,6 mil vagas, o que até já foi solicitado pelo Mapa, mas ainda não foi autorizado pelo governo

Maurício Porto, presidente do Anffa Sindical

Para calcular o tamanho do prejuízo causado caso o trabalho dos auditores não fosse realizado, os pesquisadores da FGV levaram em conta três possíveis cenários: caso houve incidência de novas pragas na agricultura, de febre aftosa ou de gripe aviária na produção brasileira. A partir disso, calcularam quais seriam as consequências no agronegócio e em toda a cadeia. Essas possibilidades foram transformadas, então, em impactos econômicos, ocasionados pela perda de produção e queda nas exportações.

Divulgação/ANFFA Sindical
Os auditores agropecuários federais são responsáveis pela inspeção e certificação dos produtos de origem animal e vegetal consumidos no país

A conclusão é de que o serviço de fiscalização traz um impacto expressivo na economia do país de R$ 76 bilhões. Nos aspectos estudados, o trabalho dos auditores agropecuários interfere em até 70% do total dos gastos de insumos, coleta de impostos, renda e empregos gerados.

“É uma cadeia toda que seria afetada e o estudo nos dá essa dimensão. Há um discurso de 150 anos do Ministério sobre a importância da fiscalização, mas, até então, nunca havíamos conseguido dizer, em números, o quanto era importante”, destaca Maurício Porto.

A pesquisa também conclui que o trabalho dos auditores, considerando os cenários estabelecidos, pode representar até 8% do PIB da agropecuária brasileira, correspondendo a 0,4% do PIB do Brasil.

De acordo com o presidente do sindicato, haverá um desdobramento da pesquisa para analisar os dados sob a perspectiva social. “Queremos saber, por exemplo, o impacto da inspeção da carne e do leite na saúde da população. Quanto a rede pública economiza em medicamentos, aparelhos e recursos humanos por conta disso?”.

Para baixar o estudo completo da FGV, acesse: anffasindical.org.br.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?