Nova metodologia faz Laboratório Exame entregar resultados em uma hora
Entre os testes oferecidos, estão o de HIV, influenza, gravidez, rotavírus e VRS, vírus causador de bronquiolite em bebês
atualizado
Compartilhar notícia
Esperar três, cinco ou sete dias pelo resultado de um exame é uma rotina considerada normal pela maioria das pessoas. Por conta disso, o retorno de consultas médicas costuma ocorrer num prazo de duas semanas. Porém, uma metodologia recém-lançada no Distrito Federal pelo Laboratório Exame promete agilizar a entrega de uma série de testes e reduzir o tempo de espera para apenas uma hora.
Os testes rápidos – tradução utilizada para a metodologia point of care – já são bastante utilizados em hospitais e, agora, são oferecidos pelo Exame nas unidades localizadas fora do ambiente hospitalar. Para Tatiana Veloso, diretora-médica da instituição, a tecnologia, além de oferecer comodidade, traz um importante ganho de tempo no tratamento.
Essa metodologia permite que o médico avalie e tome decisões de forma mais ágil e assertiva em relação ao paciente, além de garantir a exclusão de uma enfermidade mais grave.
Tatiana Veloso, diretora-médica do Exame
A lista de testes rápidos é vasta e inclui:
- Dengue
- Teste de Gravidez (Beta HCG)
- Hemograma
- Influenza A
- INR (mede a taxa de coagulação sanguínea)
- Streptococcus do Grupo A (agente mais significativo que causa faringite)
- Urina
- HIV
- VRS (vírus sincicial respiratório, responsável por bronquiolite em crianças de até 2 anos)
- Rotavírus.
A grande diferença consiste nos aparelhos utilizados para realizar o trabalho de análise. Eles são bem menores e permitem ser facilmente transportados para perto do paciente, explica a diretora. Além disso, requerem um volume menor de amostras. No entanto, é uma tecnologia de alto custo. “Pensando na praticidade e na qualidade do serviço oferecido ao paciente, o Laboratório Exame investe cada vez em novas tecnologias”, acrescenta.
Com esse tipo de teste, a espera pelo exame laboratorial diminui drasticamente. Para se ter uma ideia, a detecção da dengue ocorre, tradicionalmente, em três dias úteis. Já o de Influenza A, pode demorar até 18 dias úteis. Com a tecnologia, o paciente recebe o resultado, no máximo, em 60 minutos.
Pagamento
Por enquanto, os exames são feitos apenas de forma particular e estão disponíveis somente na unidade do Sudoeste. Mas, segundo a diretora, os preços são acessíveis e o valor pode ser parcelado em até 12 vezes sem juros nos cartões de crédito.
Testes Rápidos
Laboratório Exame, unidade Sudoeste: CLSW 304, Bloco B – Loja 26
Horário para coleta e entrega de material: segunda a sexta-feira, das 6h30 às 14h; sábado, das 7h às 9h
Mais informações pelo Atendimento ao Cliente no telefone (61) 4004-3883