metropoles.com

Muito além da coxinha: finger food é ótima pedida para festas

Conheça o estilo prático e sofisticado de buffet que está fazendo sucesso no DF

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Giovanna Bembom/Metrópoles
Brasília (DF), 21/12/2016 – All KitchenLocal: Asa SulFoto: Giovanna Bembom/Metrópoles
1 de 1 Brasília (DF), 21/12/2016 – All KitchenLocal: Asa SulFoto: Giovanna Bembom/Metrópoles - Foto: Giovanna Bembom/Metrópoles

Foi-se o tempo em que comida de festa era apenas coxinha e risole. Na última década, os buffets passaram por uma grande evolução e a onda da “gourmetização” chegou ao mundo dos eventos. E, sem dúvida, a maior e mais feliz novidade dessa onda atende pelo nome de finger food.

Em tradução livre, finger food significa “comida para comer com os dedos”, mas a expressão é utilizada para se referir às refeições servidas em porções únicas. Aquelas em que é possível comer com uma ou duas bocadas e dispensa o uso de pratos e talheres.

Os petiscos podem ser servidos de diversas formas: com palitinhos, pequenas taças, potes ou espetinhos, como o cogumelo paris com pitanga de queijo, acima

Por isso, a palavra que melhor define o estilo é “comidinhas”. Miniquiches, mini-sanduíches, miniempratados… E o melhor: os cardápios podem atender qualquer tipo de evento, desde os infantis a eventos corporativos.

Outro grande diferencial é a apresentação impecável dos itens. Nessa modalidade, há uma preocupação com o refino, a sofisticação, a modernidade e todos os detalhes que um bom prato pede.

A chef Dri Russo, da Banqueteria Rio 40 Graus, foi uma das pioneiras na introdução da finger food nos cardápios de buffet do Distrito Federal. O estilo é o carro-chefe da empresa e está presente nos 32 diferentes cardápios da casa.

Giovanna Bembom/Metrópoles
A chef Adriane Russo assina menus para os mais diferentes tipos de evento. A maioria é baseada em finger food

 

“Nosso objetivo era tornar os coquetéis volantes mais versáteis, para que as pessoas pudessem comer, saborear e, ao mesmo tempo, se socializar. O finger food veio para deixar o convidado livre. Para que ele possa segurar uma taça, comer e conversar”, explica Dri Russo.

Para ela, a evolução dos buffets também passa pela sofisticação de elementos já conhecidos do público. “O ideal é preparar algo simples com um toque diferenciado. Misturamos o doce com o salgado, usamos algumas especiarias, fazemos uma boa apresentação, mas nada que torne a comida excêntrica”, ressalta.

Um desses exemplos é o arroz com linguiça, empratado do cardápio de boteco transformado em um tipo de risoto. Ele leva no topo um ninho de crispy de couve com pimenta biquinho e é servido em uma panelinha de cerâmica.

Giovanna Bembom/Metrópoles
O cardápio de comidas de boteco agrada todos os tipos de paladares é um dos mais pedidos da casa

 

O tradicional cachorro quente, item indispensável no menu infantil, ganha uma versão mini, de apenas quatro centímetros.

6 imagens
Cookies de parmesão com cebola caramelizada
Ponchillione recheado com peito de peru e muçarela ao molho rosa
A tapioquinha na manteiga grana pagano é unanimidade
O pão de queijo com pernil é sucesso no cardápio de boteco
A trouxinha de pupunha é delicada e saborosa
1 de 6

O mini-hot dog tem apenas quatro centímetros

2 de 6

Cookies de parmesão com cebola caramelizada

3 de 6

Ponchillione recheado com peito de peru e muçarela ao molho rosa

4 de 6

A tapioquinha na manteiga grana pagano é unanimidade

5 de 6

O pão de queijo com pernil é sucesso no cardápio de boteco

6 de 6

A trouxinha de pupunha é delicada e saborosa

 

Na avaliação da chef, a pegada saudável também é uma tendência que continua. “Boa parte do público já prefere sucos a refrigerantes. Por isso, temos um blend de bebidas naturais, preparadas durante os eventos, com frutas. Não utilizamos polpas”. Além disso, 90% do cardápio da banqueteria é feito sem fritura.

Giovanna Bembom/Metrópoles
Combinações inusitadas como morango com melancia e abacaxi com Halls estão conquistando os clientes

 

Comida que dá dinheiro
O mix de comidinhas com toque de sofisticação e saúde está dando certo. Segundo o proprietário da Banqueteria Rio 40 Graus, Fabrício Russo, em 2016, a empresa realizou uma média de 40 eventos por mês, o que totaliza 482 contratos.

No Brasil, segundo pesquisa do Sebrae e da Associação Brasileira das Empresas de Eventos (Abeoc), o mercado de eventos em nosso país está em plena expansão e cresce por volta de 14% ao ano. Para se ter uma ideia, em 2013 (ano do estudo), a receita das empresas organizadoras de eventos aumentou 18 vezes, se comparada a 2001.

 

Banqueteria Rio 40 Graus
Orçamentos e agendamento de degustações
Telefone: (61) 33821851
WhatsApp: (61) 98432-2925
E-mail: buffet.rio40@yahoo.com.br

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?