Evento ajuda pequenas empresas realizarem negócios com esfera pública
Realizado nos dias 28 e 29 de novembro, o Fomenta Nacional 2017 estreita laços entre pequenos fornecedores e gestores públicos
atualizado
Compartilhar notícia
Atrás do balcão, micro e pequenos empresários podem ter um leque muito maior de clientes do que aqueles que chegam até o estabelecimento para adquirir seus produtos ou serviços. Muito além da venda direta para o consumidor final, empreendedores têm a possibilidade de aumentar as receitas de seus negócios – algo fundamental para aqueles que procuram crescimento – realizando contratos com grandes compradores da administração pública. De olho nessas oportunidades, o Sebrae e o Governo do Distrito Federal promovem, entre 28 e 29 de novembro, o Fomenta Nacional 2017, evento que tem o intuito de capacitar e aproximar fornecedores com órgãos governamentais.
Entre as atividades previstas estão palestras, painéis, oficinas, seminários temáticos e internacionais, além de apresentação de casos de sucesso. Além disso, serão promovidos encontros entre pequenos fornecedores e representantes de entidades públicas. Especialistas e juristas também irão tirar dúvidas sobre as diferentes modalidades existentes de compra do setor público, além das documentações necessárias para que micro e pequenos empresários participem dos processos de compra.
Também haverá uma palestra com Jorge Melguizo, ex-prefeito de Medellin e consultor em vários países da América Latina sobre políticas públicas, cultura e convivência. Além disso, os participantes poderão acompanhar a realização de um pregão presencial da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEDF).
A tendência é que cada vez mais pequenos negócios passem a fornecer serviços para o governo.
Rodrigo de Oliveira Sá, diretor-superintendente do Sebrae no DF
Para se ter noção do tamanho da oportunidade existente nesta atividade basta dar uma olhada na volume de contratos fechados pela Administração Pública Federal com micro e pequenas empresas. Em 2016, a aquisição de bens ou de serviço realizada com esse tipo de negócio chegou a R$ 9,2 bilhões, representando 24 % do total das compras públicas.
A gestora do projeto de compras governamentais do Sebrae no DF, Andrea de Oliveira Magalhães, afirma que o evento é uma oportunidade única de troca de experiências e também para se fazerem negócios. “Por ser a capital federal, Brasília é o lugar que concentra a maioria dos órgãos públicos, que fazem aquisições. Temos, então, a oportunidade de envolver os empresários locais em um negócio que pode ser bastante lucrativo”, explica Andrea.
Nesta edição do Fomenta Nacional são esperados mais de 1,5 mil empresários de diferentes 18 estados no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB). As inscrições são gratuitas.
Tratamento diferenciado
O tratamento diferenciado e favorecido aos pequenos negócios nas licitações realizadas pelos órgãos públicos está previsto na Constituição Brasileira e no decreto 6.204/2007, com o objetivo de incentivá-los pela simplificação, eliminação ou redução de suas obrigações administrativas, tributárias, previdenciárias e creditícias. O processo tem a intenção de ajudar na competitividade das micros e pequenas empresas, estimulando a geração de emprego, distribuição de renda, inclusão social, redução da informalidade e fortalecimento da economia. Em termos práticos, são diferenciais que “abrem as portas” para que os pequenos negócios consigam ter mais espaço nas contratações públicas.
VIII Fomenta Nacional
Data: 28 e 29 de novembro
Horário: das 9h às 18h30
Local: Centro de Internacional de Convenções do Brasil (CICB) – SCES Trecho 2, Conjunto 63, Lote 50. Brasília, DF
Telefone: 0800 570 0800
Site: www.fomentanacional-sebrae.com.br