metropoles.com

Viva uma noite de Halloween e um dia de Pão por Deus

Em Portugal, as crianças têm dois dias para pedir guloseimas nas casas dos vizinhos. São tradições de um país tranquilo e seguro

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
@voumudarparaportugal
halloween Portugal 3
1 de 1 halloween Portugal 3 - Foto: @voumudarparaportugal

Nos meus tempos de menino, não existia no calendário o dia (ou a noite) de Halloween. É de alguns tempos para cá, tanto no Brasil como em Portugal, que essa tradição anglo-americana começou a ganhar corpo e ares de grande celebração. Ainda que o Halloween tenha uma origem histórica de mais de mil anos, como uma celebração aos mortos, muito semelhante ao nosso Dia de Finados, a verdade é que a festa se sofisticou e se revestiu de um caráter comercial. Coisa que os nossos vizinhos da América do Norte sabem fazer muito bem.

Pois o fato é que na noite fria de 31 de outubro, a campainha de casa tocou algumas vezes e aquelas crianças meio sem jeito, tentando pregar um susto com suas roupas de vampiro ou de caveira, pediam os tais doces ou travessuras. Não havia muito a oferecer aqui, juntei uns biscoitos e umas poucas balinhas (que em Portugal se chamam rebuçados) para a alegria deles. Os meus pequenos, que já estavam em pijamas, acabaram se juntando à turma (ou à “malta” no bom português de Portugal) e foram de porta em porta “perturbar” o sossego dos vizinhos.

Isto me fez parar por uns instantes e pensar: “Quando no Brasil eu iria atender à campainha e deixar aquelas pessoas entrarem em casa, ainda mais estando mascarados?” “Quando no Brasil eu iria deixar que meus filhos seguissem com eles pela rua?” A impressão que eu tenho é que eu vivo numa grande cidade do interior, com toda aquela tranquilidade e segurança dos tempos antigos, que hoje nem as cidades do interior do Brasil possuem mais.

Mas a tradição não para no dia 31. Dia 1º é Dia de Todos os Santos. Lembro-me que na minha infância era um feriadão, pois emendava com o dia 2, Finados. Hoje, no Brasil, só o dia 2 é feriado nacional. Em Portugal é o contrário. O feriado é só o Dia de Todos os Santos. E aqui existe uma tradição nesse dia, ligada ao famoso Terremoto de Lisboa. O Terremoto, ocorrido na manhã do dia 1º de novembro de 1755, foi um dos mais violentos ocorridos no mundo, tendo atingido provavelmente 9 graus na Escala Richter.

A coisa foi feia mesmo, estima-se que morreram por volta de 90 mil pessoas, de uma população de 275 mil lisboetas. A tragédia foi maior pois as pessoas buscaram abrigo às margens do porto e não contavam com o tsunami que viria minutos depois com ondas de 20 metros de altura. Além dos desmoronamentos e do maremoto, incêndios que duraram 6 dias se incumbiram de destruir grande parte da cidade. Toda essa aula de História para dizer que dia 1º de novembro em Portugal é também dia do Pão por Deus.

Reza a tradição que logo após o sismo, a população mais pobre de Lisboa batia à porta dos mais ricos pedindo pão para mitigar a sua fome. A tradição manteve-se ao longo dos anos, mas o “peditório” passou a ser feito apenas por crianças que hoje recebem não apenas pão, mas também doces, bolinhos, romãs, guloseimas e, com alguma sorte, algumas moedinhas também.

Os miúdos batem à porta recitando “Bolinhos e bolinhós/Para mim e para vós./Para dar aos finados/Que estão mortos, enterrados./À porta da bela cruz/Truz! Truz! Truz!/ A senhora que está lá dentro/Assentada num banquinho./Faz favor de se alevantar/P’ra vir dar um tostãozinho”.

Se alguém aparece e atende aos pedidos, “Esta casa cheira a broa/Aqui mora gente boa./Esta casa cheira a vinho/Aqui mora algum santinho”.

Mas, se ninguém atende, os pequenos não perdoam e os versos estão na ponta da língua: “Esta casa cheira a alho/Aqui mora algum espantalho./Esta casa cheira a unto/Aqui mora algum defunto”.

Isso é Portugal, um país ao mesmo tempo tão rico e tão singelo em suas tradições.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?