Aberta a temporada de bermuda estampada e camisa florida
Em Portugal, férias de verão atraem turistas de roupas coloridas em busca de sol e praia
atualizado
Compartilhar notícia
Em Portugal, como de resto em toda a Europa, não há, como no Brasil as férias de inverno e as de verão. No inverno europeu, há apenas um breve recesso entre Natal e Fim de Ano, mas, passadas as Festas, todos voltam ao trabalho ou às aulas.
Isto torna mais especiais ainda as longas férias de verão, que, para as crianças, se estendem do final de junho até início de setembro. Os pais naturalmente encaixam seu merecido descanso dentro desse período.
Ao mesmo tempo, hordas de vikings e outros povos não tão bárbaros do norte da Europa, invadem o país inteiro nessa época. Todos em busca do precioso sol e, de fato, aproveitam cada cantinho de praia ou de praça. As farmácias faturam alto com a venda de protetores solares fator 60 ou mais. Claro, se o farmacêutico também não tiver se mandado pro Algarve…
Detalhe e dica: se você é daqueles que não gosta de praia muito cheia e por isso prefere ir mais para o final da tarde, esqueça. É justamente o horário em que vai ser difícil encontrar um espacinho na areia. Pense que aqui às cinco horas da tarde, você ainda tem pelo menos mais quatro horas de sol!
O certo é que os dias longos mudam o ânimo das pessoas. É visível o contraste de cores para nós, brasileiros, acostumados a dias mais ou menos quentes o ano inteiro. Em Portugal, o inverno é cinza, com suas leves variações de tom.
Se você encontrar alguém com uma calça vermelha e uma blusa verde, deve estar indo a alguma festa à fantasia. Mas no verão, uau! O país se colore e os gringos exageram nas cores. Camisa florida e bermuda estampada dão o tom da estação.
Por falar em moda praia, é curiosa a diferença de comportamento dos europeus e dos brasileiros, por exemplo. Por aqui, os nossos biquínis fazem o maior sucesso e as grandes marcas brasileiras estão presentes em Portugal. É o que eles chamam de Brazilian Bikinis, todos com um corte um pouco mais ousado. Porém o comum mesmo, nas praias e na publicidade, são fatos de banho (que é como eles chamam aqui as roupas de banho), com modelagem maior e mais conservadora.
Você curte usar uma sunga na praia? Pois será um dos poucos na areia a exibir esse seu corpinho atlético. Sunga é para natação. O que se usa são calções de banho, às vezes um pouco mais curtos, mas sempre muito coloridos.
Bom, mas o que fazer com as crianças em casa, se você não tem a possibilidade ou não está a fim de enfrentar as longas filas por um sorvete… no Algarve?
Colônia de férias neles! E a cena que eu vou descrever é impressionante. Durante a semana, nas praias, você assiste a dezenas e dezenas de grupos de crianças, todos chegando em fila e com bonezinhos ou camisetas específicas para não se perderem, acompanhados de monitores. Aulas de surfe, brincadeiras na areia, jogos de água. Nunca vi nada igual, pois a praia fica cheia, tomada por crianças, mas tudo muito organizado. Invasão parecida acho que só vi nos filmes da Segunda Guerra Mundial, no desembarque das tropas aliadas nas praias da Normandia.
Mas como o calor não dá trégua, o jeito é pegar a geladeirinha térmica, encher de água, cerveja e suco, comprar uns petiscos para os miúdos e #boracurtirapraia. Porque não vai ter ambulante vendendo mate, biscoito de polvilho nem queijo coalho.