metropoles.com

Violência contra idosos: até onde vai a crueldade?

Xingamentos, agressões, exploração. Essa é triste realidade de centenas de idosos brasilienses, que sofrem, na maioria das vezes dentro de casa com a crueldade de quem deveria cuidar e zelar pelo bem-estar deles. Levantamento do Tribunal de Justiça do DF e dos Territórios (TJDFT) mostra que apenas de janeiro a maio deste ano foram registrados […]

Autor Thaís Cieglinski

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
iStock
Domestic violence
1 de 1 Domestic violence - Foto: iStock

Xingamentos, agressões, exploração. Essa é triste realidade de centenas de idosos brasilienses, que sofrem, na maioria das vezes dentro de casa com a crueldade de quem deveria cuidar e zelar pelo bem-estar deles. Levantamento do Tribunal de Justiça do DF e dos Territórios (TJDFT) mostra que apenas de janeiro a maio deste ano foram registrados 111 casos de violência contra idosos.

A maior parte deles (30,9%) é de violências financeira e psicológica (29%). Muitos se apropriam da aposentadoria ou obrigam que façam empréstimos. Também agridem os idosos verbalmente, insultando e ameaçando quem deveriam proteger. É triste imaginar que filhos e netos que eles seguraram no colo, amaram e educaram são capazes de tanta ingratidão.

Segundo o levantamento, negligência e violência física representaram, respectivamente, 17,4% e 15,4% dos registros. Ceilândia é a região administrativa com maior número de atendimentos, com 20 casos, seguida de Brasília, com 12, e de Taguatinga, com 10.

Na última quarta-feira (15/6), foi celebrado o Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa. Parece que o Distrito Federal ainda tem muito o que aprender para dar aos mais velhos o devido respeito. Uma iniciativa que merece elogios é a Central Judicial do Idoso, um projeto pioneiro do TJDFT, do Ministério Público do DF e da Defensoria Pública. O programa atua no acolhimento aos idosos do DF que têm seus direitos ameaçados ou violados e necessitam de orientação. É uma tentativa de mudar esses números. Quem sabe em 2017, possamos comemorar a redução dessa lamentável estatística.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?