Sinepe-DF: 50 anos de conquistas e avanços na educação
“O desafio é grande na defesa da educação livre, na busca para que as escolas particulares possam expandir oportunidades”
Álvaro Moreira Domingues Júnior
atualizado
Compartilhar notícia
Tudo começou em 28 de outubro de 1969, quando um grupo de gestores da então recém-inaugurada capital federal, com apenas nove anos de existência, decidiu criar a Associação das Escolas Particulares de Ensino do DF, com o objetivo de organizar, representar e fortalecer as escolas de educação básica e de ensino superior de Brasília. A associação foi adquirindo musculatura e se tornou um sindicato nos anos 1980, o Sinepe-DF de hoje.
A população do DF crescia em ritmo frenético. Muitas escolas e faculdades se instalaram na capital para atender a essa demanda. Houve, por parte do Sinepe-DF, a necessidade de ceder parte de sua base, o ensino superior, para um novo sindicato, das entidades Mantenedoras de Estabelecimentos Particulares de Ensino Superior do Distrito Federal — Sindepes.
Desde então, o Sinepe-DF passou a representar as escolas de educação básica: creches, educação infantil, ensino fundamental, ensino médio, educação de jovens e adultos e cursos profissionalizantes. Atualmente, dentre as 558 escolas particulares de educação básica do Distrito Federal, 180 são filiadas ao Sinepe-DF. Isso muito nos orgulha!
Ao longo dos seus 50 anos, o Sinepe-DF consolidou uma história de lutas e conquistas pela livre iniciativa da educação particular na capital do país, construindo um legado no ponto de vista educacional, e também na formação de gerações pautadas no desenvolvimento de valores, habilidades e competências. Buscamos nos estabelecer no cenário nacional e expandir atuação também no internacional, quando lançamos as Missões Técnicas Internacionais, programa de imersão de gestores de escolas filiadas ao sindicato em países com culturas e realidades diversas.
Hoje, passados 50 anos, vivemos em um mundo sem fronteiras, que nos apresenta desafios diários para a formação de crianças e jovens. Nesse panorama, o Sinepe-DF reconhece na educação o principal caminho para o desenvolvimento humano do país.
Os marcos na trajetória
Muitas ações foram realizadas desde a criação do sindicato. A concretização da Convenção Coletiva de Trabalho com o Sindicato dos Professores do Distrito Federal (Sinproep-DF) e o Sindicato dos Auxiliares de Administração Escolar em Estabelecimentos Particulares de Ensino do DF (Saep-DF) foi um marco para os estabelecimentos particulares de ensino dentro da perspectiva da sustentabilidade, presença social e, acima de tudo, educação livre.
O Selo Escola Legal, criado pelo sindicato, certifica as escolas filiadas por serem aprovadas e reconhecidas pelos órgãos competentes. A iniciativa traz um diferencial para a sociedade em geral, principalmente para os pais, no momento de escolher a escola para seu/sua filho/filha.
As instituições que têm o selo são constantemente capacitadas e orientadas pelo Sinepe-DF por meio de suas assessorias jurídica, contábil, pedagógica e administrativa – além de formação continuada, como cursos, palestras, debates, seminários e congressos.
Com relação ao mercado de trabalho, oferecemos às instituições filiadas um banco de currículos, com profissionais cadastrados para atuar no segmento educacional. A busca pode ser feita por formação acadêmica, experiência profissional, social, cultural etc., pelo site sinepe-df.org.
Como parte do plano de investimento e capacitação do Sinepe-DF, foram criadas as missões técnicas nacionais e internacionais. Além de possibilitar o intercâmbio educacional e cultural, os gestores buscam conhecer práticas educacionais, tecnológicas e inovadoras em outros estados e países. As missões trazem novos conhecimentos para os colégios particulares do DF, modernizando e aperfeiçoando cada vez mais nossos projetos pedagógicos.
Outra ação promovida pelo sindicato é o Concurso de Redação. Por meio dessa iniciativa, desenvolvemos nas crianças e nos jovens o hábito da leitura, compreensão, organização de ideias e propostas de intervenção, além de estimular a escrita sobre assuntos de relevância social.
Muitas outras ações são relevantes e merecem destaque na trajetória cinquentenária do Sinepe-DF, como o Estudo de Caracterização do Setor de Estabelecimentos Particulares de Ensino do DF, feito em parceria com o Sebrae-DF, a realização da 1ª Feira Literária do DF (FLIDF) e a representação no Conselho de Educação do Distrito Federal.
Parcerias
Em seus 50 anos de história, o Sinepe-DF vem alcançando avanços significativos nacionalmente, permeando parcerias governamentais nos âmbitos dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além de organizações civis.
O desafio é grande na defesa da educação livre, na busca para que as escolas particulares possam expandir oportunidades, oferecendo, cada vez mais, serviços de qualidade e contribuindo para que nossas crianças e nossos jovens sejam agentes de transformação social.
Nesse meio século, o Sinepe-DF teve passagens de muita luta e perseverança, o que nos tornou referência em Brasília. Sem dúvida, é uma demonstração de trabalho em rede com os principais protagonistas no desenvolvimento da Educação em Brasília. Esse mérito se deve aos seus fundadores e consecutivos presidentes, que, com o apoio dos demais membros da diretoria executiva, voluntariamente dedicaram-se à causa.
A eles, deixo meu reconhecimento: Fátima de Mello Franco (2011-2014), Amabile Aparecida Pacios (2004-2011), Conceição das Graças Araújo (2002-2004), Eloísa Moreira Alves (2000-2002), Cláudio Vieira Baptista (1998-2000), Izalci Lucas Ferreira (1994-1998), Atef Aissami (1992-1994), Oswaldo Luiz Saenger (1990-1992), Jaime Martins Zveiter (1987-1990), Aloísio Otávio Pacheco de Brito (1981-1987) e José Teixeira da Costa Nazareth (1969-1981).
Agradeço o comprometimento de todos vocês que lutaram, e ainda lutam, e sonham com uma educação livre, de qualidade e empreendedora! Meu obrigado ainda a todas as escolas que passaram pelo nosso sindicato, e aos centros de ensino que continuam conosco, acreditando, confiando e participando de nossas ações em prol da sociedade brasiliense.
Álvaro Moreira Domingues Júnior
Atual presidente do Sinepe-DF, reeleito para o triênio 2018-2020 e membro e vice-presidente do Conselho de Educação do Distrito Federal