metropoles.com

Pesquisa mostra que população se sente desamparada pelo Estado

Entre entrevistados, 70,4% acreditam que a saúde pública deve ser priorizada pelos futuros candidatos

Autor Leandro Grass

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
iSTOCK
Jovem é agredida por médico
1 de 1 Jovem é agredida por médico - Foto: iSTOCK

Com 58 anos, Brasília vive um dos momentos mais importantes e críticos de sua história. Seguimos como uma das unidades da Federação mais desiguais do país, com forte concentração na oferta dos serviços públicos.

As crises do transporte público, da saúde e dos recursos hídricos sinalizam o tamanho do desafio que temos de solucionar o mais rápido possível. O que nos anima é saber que a população do DF está disposta a substituir velhos nomes e práticas, e dar lugar a pessoas jovens com capacidade de resolver efetivamente os problemas.

Isso foi constatado em pesquisa feita em março pelo Instituto Ideia Big Data em parceria com o Movimento Agora!, que também apontou aspectos importantes sobre a tendência eleitoral dos brasilienses.

Segundo o levantamento, 56,5% dos cidadãos estão insatisfeitos com a gestão pública no DF. Ficou comprovado que a população se sente desamparada pelo Estado, tendo em vista que 70% acreditam que a maior prioridade dos representantes devesse ser as políticas focadas no povo, seguida do desenvolvimento justo e sustentável (53,4%).

Entre os entrevistados, 52,6% também considera que é preciso conferir maior poder ao cidadão, estimulando a participação social nas decisões do governo. Sobre o que deve ser prioridade dos candidatos nas eleições de outubro, 70,4% apontam a saúde pública como o elemento central.

Em seguida, vêm a segurança pública (67,3%), a educação (61,1%) e o transporte (52,9%). E mais: 67% consideram que as políticas públicas devam ser pautadas em evidências (dados, pesquisas, informações e experiências). Isso demonstra que propostas sem fundamentos não devem encontrar mais espaço na política do DF. Os políticos precisam, de uma vez por todas, voltar a focar no que é realmente importante para a população.

Outro aspecto importante é a preferência da população por candidatos jovens e preparados. Ao todo, 64% dos entrevistados disseram que votariam em alguém de até 40 anos de idade com preparo para exercer o cargo. Mais de 50% dos brasilienses consideram fortemente votar em pessoas com formação em gestão e política. E 81,5% querem políticos que defendam a maior participação dos cidadãos na política, com ações voltadas para o povo. Ou seja, a lógica dos interesses particulares está com os dias contados no DF.

Mais de 70% dos entrevistados se mostraram favoráveis à existência dos movimentos de ação política formados a partir da sociedade civil, como o Agora!, que reúne mais de 100 especialistas que constroem uma agenda de propostas para o país. Quase metade dos consultados revelaram que os movimentos são um bom caminho para renovar a política.

Ao que tudo indica, o DF pode ser vanguarda na ruptura com nomes e práticas que degradam a democracia. Brasília nasceu do sonho de grandes brasileiros como Niemeyer e Lúcio Costa, tendo a vocação de ser síntese do Brasil e antecipar no presente o futuro do país no chão desse cerrado.

Se a intenção for concretizada em ação, 2018 pode ser o divisor de águas na história da política do DF. Estamos diante da grande oportunidade de aposentar as oligarquias que dominaram a cena política de nossa cidade nas últimas décadas.

Essa jovem cidade merece representantes comprometidos com o seu futuro. Temos tudo para ser referência de boas práticas políticas para o restante do Brasil. Temos um povo criativo e que pode contribuir significativamente para solucionar os problemas que lhe afligem. Que a esperança nos faça gerar a boa política. Ela é serviço, é fraternidade! Precisamos dela para transformar e resolver agora!

Leandro Grass é professor e pesquisador nas áreas de sociologia, políticas públicas, cultura e educação. E coordenador regional do Movimento Agora!

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?