metropoles.com

Marketing de conteúdo é, sim, eficiente e não atrapalha o leitor

As empresas deixaram de vender apenas produtos e serviços. Agora, também provêm informações para o público a fim de ajudá-lo

Autor LEO RENATO

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
istock
1 de 1 - Foto: istock

Atrair a atenção do consumidor com conteúdo de qualidade. Esse é o objetivo do marketing de conteúdo. Agregar valor às pessoas por meio de vídeo, texto ou imagem é uma forma que empresas e pessoas têm para se aproximar do público. E de forma contrária. Em vez das marcas nos importunarem com anúncios, nós é que vamos até ela, por meio do conteúdo.

Na verdade, o marketing de conteúdo existe há bastante tempo. Muito antes da internet. Publicações de guias para viagens, por exemplo, já traziam essa forma de marketing. A grande rede conseguiu potencializar esse tipo de divulgação.

A facilidade para criar e publicar conteúdos fizeram com que a produção aumentasse drasticamente. Junto a isso, nosso consumo de informações pelos mais diversos formatos também vem crescendo.

No caso de empresas, elas deixaram de apenas vender produtos e serviços. Agora, também provêm informações para o público a fim de ajudá-lo. Essa vertente de marketing é uma possibilidade de entregar conteúdo, normalmente gratuito, para agregar valor à marca e ter relacionamento com o consumidor ou um potencial cliente.

O que aconteceu é que, principalmente empresas, deixaram de falar apenas de si através de formatos tradicionais de publicidade para estarem presentes na vida de clientes e potenciais clientes. E o melhor é que isso é feito de forma contextualizada. Ou seja, a marca aparece para o consumidor quando ele precisa. Um exemplo é quando fazemos uma busca no Google.

No marketing de conteúdo, além de empresas, é possível que pessoas também o façam. Produzir conteúdo, depois da Internet, nunca foi tão fácil. Hoje temos diversas ferramentas disponíveis para construir. Quer editar um vídeo? Tem site que faz de forma fácil e intuitiva. Quer gravar? Use o seu celular.

Mas qual o grande segredo aí? Com a velocidade, não estamos ligando muito para como isso é “embalado”. O que realmente importa é se esse conteúdo agrega valor para a minha vida ou não. Ou seja, muitas vezes esquecemos a qualidade de produção e focamos na qualidade do conteúdo.

Esqueça os vídeos bem produzidos, com câmeras de alta resolução. Nos tempos atuais, vale aquele vídeo gravado com o celular em pé sem um “cenário”. O que queremos é ter acesso a essas experiências para ver como podemos resolver nossos problemas do dia a dia.

 

É claro que temos algumas profissões que são mais complexas que apenas um vídeo no youtube. Talvez você não aprenda alguma engenharia pelo YouTube. Mas basta uma pesquisa com alguns “comos” que você vai ver a importância da produção de conteúdo.

“Como fazer um arroz”, “Como fechar um furo na parede”, “Como dar um nó de gravata”. Para as coisas do nosso cotidiano, muitas vezes, não precisamos de profissionais. Só de um vídeo no YouTube e de um pouco de tempo.

Não há dúvidas que as novas tecnologias alteraram os nossos hábitos, comportamentos e nossas atitudes, principalmente, enquanto consumidores, e o marketing de conteúdo faz parte dessa mudança.


Leo Renato Bernardes é jornalista e especialista em marketing e comunicação digital

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?