IGTV: nova ferramenta do Instagram tem tudo para dar certo
Com vídeos verticais de até uma hora e DNA mobile, nova funcionalidade pretende impactar o público jovem e bater o YouTube
Leo Renato
atualizado
Compartilhar notícia
30Parece que o Instagram quer realmente bater todos os concorrentes. Depois de destronar o Snapchat com os Stories, agora a rede quer tirar o YouTube do topo da lista de plataformas para vídeos. Para alcançar o objetivo, lançou nessa quarta-feira (20) o IGTV. Agora, vídeos mais longos, de até uma hora, também terão espaço na rede, que já conta com mais de 1 bilhão de usuários ao redor do mundo e não para de crescer.
Com um layout limpo e com o mobile no DNA, o IGTV é uma plataforma que contém canais de vídeos dos usuários do Instagram. As principais novidades são a duração e o formato. Todos os vídeos são verticais e pode ter até uma hora. Além disso, o conteúdo começa a ser reproduzido assim que a nova funcionalidade é aberta.
O fato é que ficamos cada vez mais grudados no celular e menos no desktop. O YouTube tem a origem no desktop. Já o Instagram vem com a essência do mobile. Um exemplo disso é o formato em que aparecem os vídeos nas duas plataformas.
Enquanto o YouTube sempre mostra uma tela na horizontal, o Instagram, no Stories e agora no IGTV, já entrega o conteúdo em um formato vertical. Vamos concordar que ver e filmar com o celular na vertical é bem mais fácil e melhor que na horizontal. Justamente por conta da forma como manuseamos o celular, o que tem muito a ver com a experiência mobile.
Como postar no IGTV
Bom, para criar seu próprio canal no IGTV ou seguir algum perfil, é bem fácil. Não é preciso criar uma nova conta, basta usar o seu perfil do Instagram. No caso das pessoas que você já segue, os vídeos aparecem imediatamente na tela inicial. Como no Stories, é só abrir que eles já começam a rodar. Para passar para o próximo vídeo, arraste o dedo na tela.
Na hora de publicar um vídeo, também é bem simples. Você consegue fazer uma postagem com apenas dois toques na tela. É só pegar um vídeo do seu celular, de preferência que tenha sido feito na vertical, colocar um título, uma descrição e postar. Bem simples e rápido. E, se tiver uma página ou perfil no Facebook conectado à conta do Instagram, pode compartilhar por lá também.
Como no YouTube, no IGTV as pessoas podem seguir os canais e deixar comentários para os criadores do conteúdo. O layout da área para deixar mensagens é exatamente a mesma que a que aparece no feed.
Ele já está disponível para download na App Store e na Play Store. Porém, se você você já tem uma conta no Instagram, nem precisa fazer nada. A bolinha com o ícone do IGTV já aparecerá na parte de cima do aplicativo e você já pode começar a navegar pelos vídeos feitos por quem você segue.
Sobre o futuro, quando uma rede chega a copiar a essência de outra, sempre me vem à cabeça o caso do Google Plus. O G+ foi criado para bater de frente com o Facebook e perdeu feio. Não fez sucesso. Pouquíssima gente migrou de uma rede para a outra ou pelo menos começou a usar frequentemente a ferramenta do Google.
Por outro lado, da última vez que o Instagram tentou bater uma grande rede com uma funcionalidade semelhante, foi muito bem sucedido. Emplacou a ideia de Stories, originada no Snapchat, e conseguiu ganhar a maioria dos usuários da concorrente. Com o IGTV, que já começa com uma gigantesca base de usuários, o desafio agora é fazer com que os influenciadores publiquem vídeos dentro da plataforma e os fãs sejam atraídos.
Por fim, não é preciso nenhum estudo mais elaborado para perceber que o acesso mobile está crescendo. Essa iniciativa do Instagram não chega a ser uma novidade em relação ao formato do conteúdo, já que são vídeos. Porém, como continuamos inquietos por novas formas de consumo de informação, é mais uma tentativa de atrair a nossa atenção sem termos que ficar nos distraindo com vários aplicativos/sites.Acredito que a criação do IGTV foi uma decisão acertada, mas só o tempo vai nos dizer se as pessoas terão boas experiências ao assistir longos vídeos na plataforma, famosa por ter no Stories, com conteúdos curtos e dinâmicos, o seu grande ponto de sucesso.