metropoles.com

IGTV: nova ferramenta do Instagram tem tudo para dar certo

Com vídeos verticais de até uma hora e DNA mobile, nova funcionalidade pretende impactar o público jovem e bater o YouTube

Autor Leo Renato

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
igtv
1 de 1 igtv - Foto: null

30Parece que o Instagram quer realmente bater todos os concorrentes. Depois de destronar o Snapchat com os Stories, agora a rede quer tirar o YouTube do topo da lista de plataformas para vídeos. Para alcançar o objetivo, lançou nessa quarta-feira (20) o IGTV. Agora, vídeos mais longos, de até uma hora, também terão espaço na rede, que já conta com mais de 1 bilhão de usuários ao redor do mundo e não para de crescer.

Com um layout limpo e com o mobile no DNA, o IGTV é uma plataforma que contém canais de vídeos dos usuários do Instagram. As principais novidades são a duração e o formato. Todos os vídeos são verticais e pode ter até uma hora. Além disso, o conteúdo começa a ser reproduzido assim que a nova funcionalidade é aberta.

From our CEO @kevin: “Today, we have two big announcements to share. First, Instagram is now a global community of one billion! Since our launch in 2010, we’ve watched with amazement as the community has flourished and grown. This is a major accomplishment — so from all of us at Instagram, thank you! Second, we’re announcing our most exciting feature to date: IGTV, a new app for watching long-form, vertical video from your favorite Instagram creators, like LaurDIY (@laurdiy) posting her newest project or King Bach (@kingbach) sharing his latest comedy skit. While there’s a stand-alone IGTV app, you’ll also be able to watch from within the Instagram app so the entire community of one billion can use it from the very start. IGTV is different in a few ways. First, it’s built for how you actually use your phone, so videos are full screen and vertical. Also, unlike on Instagram, videos aren’t limited to one minute. Instead, each video can be up to an hour long. We made it simple, too. Just like turning on the TV, IGTV starts playing as soon as you open the app. You don’t have to search to start watching content from people you already follow on Instagram and others you might like based on your interests. You can swipe up to discover more — switch between “For You,” “Following,” “Popular” and “Continue Watching.” You can also like, comment and send videos to friends in Direct. Also like TV, IGTV has channels. But, in IGTV, the creators are the channels. When you follow a creator on Instagram, their IGTV channel will show up for you to watch. Anyone can be a creator — you can upload your own IGTV videos in the app or on the web to start your own channel. Instagram has always been a place to connect with the people who inspire, educate and entertain you every day. With your help, IGTV begins a new chapter of video on Instagram. We hope it brings you closer to the people and things you love. IGTV will be rolling out globally over the next few weeks on iOS and Android.

A post shared by Instagram (@instagram) on

O fato é que ficamos cada vez mais grudados no celular e menos no desktop. O YouTube tem a origem no desktop. Já o Instagram vem com a essência do mobile. Um exemplo disso é o formato em que aparecem os vídeos nas duas plataformas.

Enquanto o YouTube sempre mostra uma tela na horizontal, o Instagram, no Stories e agora no IGTV, já entrega o conteúdo em um formato vertical. Vamos concordar que ver e filmar com o celular na vertical é bem mais fácil e melhor que na horizontal. Justamente por conta da forma como manuseamos o celular, o que tem muito a ver com a experiência mobile.

Como postar no IGTV

Bom, para criar seu próprio canal no IGTV ou seguir algum perfil, é bem fácil. Não é preciso criar uma nova conta, basta usar o seu perfil do Instagram. No caso das pessoas que você já segue, os vídeos aparecem imediatamente na tela inicial. Como no Stories, é só abrir que eles já começam a rodar. Para passar para o próximo vídeo, arraste o dedo na tela.

Na hora de publicar um vídeo, também é bem simples. Você consegue fazer uma postagem com apenas dois toques na tela. É só pegar um vídeo do seu celular, de preferência que tenha sido feito na vertical, colocar um título, uma descrição e postar. Bem simples e rápido. E, se tiver uma página ou perfil no Facebook conectado à conta do Instagram, pode compartilhar por lá também.

Como no YouTube, no IGTV as pessoas podem seguir os canais e deixar comentários para os criadores do conteúdo. O layout da área para deixar mensagens é exatamente a mesma que a que aparece no feed.

Ele já está disponível para download na App Store e na Play Store. Porém, se você você já tem uma conta no Instagram, nem precisa fazer nada. A bolinha com o ícone do IGTV já aparecerá na parte de cima do aplicativo e você já pode começar a navegar pelos vídeos feitos por quem você segue.

Sobre o futuro, quando uma rede chega a copiar a essência de outra, sempre me vem à cabeça o caso do Google Plus. O G+ foi criado para bater de frente com o Facebook e perdeu feio. Não fez sucesso. Pouquíssima gente migrou de uma rede para a outra ou pelo menos começou a usar frequentemente a ferramenta do Google.

Por outro lado, da última vez que o Instagram tentou bater uma grande rede com uma funcionalidade semelhante, foi muito bem sucedido. Emplacou a ideia de Stories, originada no Snapchat, e conseguiu ganhar a maioria dos usuários da concorrente. Com o IGTV, que já começa com uma gigantesca base de usuários, o desafio agora é fazer com que os influenciadores publiquem vídeos dentro da plataforma e os fãs sejam atraídos.

Por fim, não é preciso nenhum estudo mais elaborado para perceber que o acesso mobile está crescendo. Essa iniciativa do Instagram não chega a ser uma novidade em relação ao formato do conteúdo, já que são vídeos. Porém, como continuamos inquietos por novas formas de consumo de informação, é mais uma tentativa de atrair a nossa atenção sem termos que ficar nos distraindo com vários aplicativos/sites.

Acredito que a criação do IGTV foi uma decisão acertada, mas só o tempo vai nos dizer se as pessoas terão boas experiências ao assistir longos vídeos na plataforma, famosa por ter no Stories, com conteúdos curtos e dinâmicos, o seu grande ponto de sucesso.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?