metropoles.com

Ibaneis acerta em anunciar que, se eleito, não tentará a reeleição

Ambiente político fica mais tranquilo quando se sabe que governador não tentará novo mandato

Autor Hélio Doyle

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Especial para o Metrópoles
Ibaneis Rocha
1 de 1 Ibaneis Rocha - Foto: Igo Estrela/Especial para o Metrópoles

Assim como fez quando era presidente da seccional da Ordem dos Advogados do Brasil no Distrito Federal, o governador quase eleito Ibaneis Rocha (MDB) não disputará a reeleição. Mais do que isso, Ibaneis pretende aglutinar apoios para acabar com a reeleição no país, de preferência com mandatos de cinco anos para presidente da República, governadores e prefeitos.

Embora seus argumentos contra a reeleição sejam de ordem política e institucional, Ibaneis faz bem em desde já dizer que não voltará a disputar a eleição para governador em 2022. O ambiente político fica muito mais fácil para o governante, por razões óbvias, quando seus aliados e adversários não o têm como candidato a um novo mandato.

Em Brasília, apenas Joaquim Roriz conseguiu ser reeleito, em 2002, e assim mesmo com grande dificuldade. No segundo turno, teve apenas 15.778 votos a mais que o candidato do PT, Geraldo Magela. Cristovam Buarque (PPS), em 1998, Agnelo Queiroz (PT), em 2014, e agora, provavelmente, Rodrigo Rollemberg (PSB), não conseguiram se reeleger.

É muito melhor para Ibaneis já descartar a possibilidade de tentar se reeleger, antes mesmo de saber se sua gestão será bem ou mal sucedida e como estarão seus índices de aprovação. Se for mal – no que ele, naturalmente, não acredita –, pode voltar à advocacia. Se for bem, pode se candidatar ao Senado. Se for muito bem, pode se posicionar até para vice ou presidente da República, por que não?

A reeleição não é em si negativa, mas em um sistema político que tem uma legislação eleitoral muito ruim e no qual há inúmeras práticas condenáveis, o instituto favorece excessivamente os que estão no mandato. Isso vale para cargos no Executivo ou no Legislativo, e casos de abuso no chamado uso da máquina de governo e dos mandatos parlamentares são bastante conhecidos.

Além disso, quando pretende a reeleição, o governante eleito já começa a próxima campanha no primeiro dia da gestão. Já se disse que os políticos que querem se reeleger tendem a governar muito pouco e fazer campanha demais. Ficam mais preocupados com a eleição seguinte do que em governar bem, pois temem tomar decisões impopulares, mas necessárias. E em vez de fazerem propaganda de utilidade pública e educativa, produzem peças que mais se parecem com as de uma campanha eleitoral.

A eleição só será decidida quando os resultados forem anunciados, mas a vitória de Ibaneis parece consolidada e a questão agora é saber qual será a diferença de votos. Rollemberg, que ainda fala em virada – e há, em sua equipe, quem acredite mesmo nisso –, deve estar pensando se valeu mesmo a pena tentar se reeleger.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?