metropoles.com

Google acerta ao criar versão de Stories para distribuir notícias

Ainda em fase de testes, a novidade é mais uma forma de entregar conteúdo e gerar boa experiência aos usuários

Autor Leo Renato

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
google-stories-amp
1 de 1 google-stories-amp - Foto: Divulgação

Na última terça-feira (13/2), em uma conferência na Holanda, o Google anunciou a criação de mais um formato que poderá ser visualizado nos resultados de busca: o AMP Stories. Sim, é mais uma versão de Stories (para todas as plataformas, tanto desktop quanto mobile) para você consumir conteúdo. Já não bastasse Facebook, Instagram e WhatsApp terem o recurso, o Google também entrou na onda.

 

Só uma breve explicação: as páginas AMP (Accelerated Mobile Pages) são sites que possuem uma versão mais “leve” e carregam mais rapidamente em celulares. Vale lembrar que a velocidade é fator primordial na internet (falei sobre isso no último texto – com o imediatismo digital perdemos a capacidade de esperar).

A criação dessas páginas gera uma experiência melhor para quem está fazendo uma busca, porque não precisamos esperar muito tempo até que a página abra. Sabendo disso, o Google já leva em consideração a velocidade de carregamento de sites na hora de ranqueá-los nos resultados de busca na internet.

Voltando ao AMP Stories. O novo formato, que mostra conteúdos mais fragmentados, curtos e diretos, teve início com o Snapchat. Depois, o Instagram incorporou a funcionalidade e, atualmente, o recurso também está disponível para usuários do Facebook e WhatsApp.

No caso do Stories do Google, a grande diferença em relação às outras plataformas é que as histórias não somem depois de 24 horas.

Nós mudamos a nossa forma de consumir conteúdo numa velocidade cada vez mais assustadora. As grandes redes, que ajudam na distribuição de textos e vídeos, continuam fazendo alterações e criando novidades a partir do nosso comportamento. Foi assim com o Moments do Twitter, o Canvas do Facebook, o próprio Stories do Instagram e, agora, com a versão do Google.

Com a criação do AMP Stories, a gigante de tecnologia faz um movimento acertado, já que o acesso mobile vem crescendo, e a nossa inquietação por novos conteúdos, também.

É mais uma mudança que tem como ponto de partida o uso crescente dos celulares. O buscador quer sempre te entregar o melhor conteúdo da forma mais rápida, além de fazer com que você fique a maior parte do tempo dentro da plataforma.

O gigante das buscas, no entanto, ainda não revelou alguns detalhes, como em que momento as histórias irão aparecer nos resultados de busca ou com que frequência esses conteúdos serão exibidos. Porém, é inegável que a companhia de Larry Page e Sergey Brin nos oferece mais uma forma de entregar conteúdo, gerando uma boa experiência. O vídeo abaixo é uma introdução à novidade.

De acordo com o Google, por enquanto apenas empresas de comunicação como CNN (veja um exemplo), Mashable, Vox Media, Cosmopolitan, Wired e Washington Post estão liberadas a produzir nesse novo tipo de formato. É questão de tempo para que a ferramenta seja liberada para todos os produtores.

Se vai funcionar ou não, ainda é muito cedo para saber, mas a iniciativa de oferecer outras formas de conteúdo – principalmente, notícias – é, no meu ponto de vista, acertada. Acredito que já ficou comprovado que esse formato é bem consumido pelas pessoas, principalmente o público mais jovem.


Leo Renato Bernardes é jornalista e especialista em marketing e comunicação digital

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?