metropoles.com

#EsseCuspeTambémÉMeu

A cusparada de Jean Wyllys em Jair Bolsonaro no último domingo foi a materialização da vontade de boa parte da comunidade LGBTT. Jean Wyllys, o oprimido, atacou Bolsonaro, o opressor. Inverteu os papéis. Palavras já não bastavam para expressar sua contrariedade. Depois de aguentar as falas carregadas de ódio do colega, o parlamentar socialista explodiu […]

Autor Luiz Prisco

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Diego Vara/Agência RBS
247177-jean-wyllys-cospe-em-direcao-a-bolsonaro
1 de 1 247177-jean-wyllys-cospe-em-direcao-a-bolsonaro - Foto: Diego Vara/Agência RBS

A cusparada de Jean Wyllys em Jair Bolsonaro no último domingo foi a materialização da vontade de boa parte da comunidade LGBTT. Jean Wyllys, o oprimido, atacou Bolsonaro, o opressor. Inverteu os papéis. Palavras já não bastavam para expressar sua contrariedade.

Depois de aguentar as falas carregadas de ódio do colega, o parlamentar socialista explodiu e, junto dele, catalisou, em um ato carregado de simbolismo, todo o seu desejo de vingança. A agressividade de Wyllys foi a devolução, embora em uma escala quase que microscópica, de um histórico de violência contra gays, lésbicas, travestis e transgêneros.

Jean não perdeu a razão. Se cansou. Ser agredido sistematicamente por ser quem você é esgota e enfurece. Ou devemos ignorar que, no Brasil, “viado” é xingamento?

Mais que isso. É perigoso. Levantamento da ONG Grupo Gay da Bahia (GGB) mostra que um LGBTT morre a cada 28 horas no Brasil. Com seus discursos de ódio, Bolsonaros e Felicianos contribuem com essas estatísticas.

Bolsonaro homenageia torturadores e chama gays de pedófilos, mas o que ainda choca e repercute é o cuspe de Jean. Um ato, sem dúvidas, indisciplinado, mas cheio de legitimidade.

Jean pode ser cobrado como parlamentar. Mas, frequentemente, é questionado por ser gay. Ele não cuspiu em Bolsonaro porque o rival é hétero, mas porque se trata de um opressor.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?