metropoles.com

Drag music é respiro de novidade no cenário pop brasileiro

Artistas, como Pabllo Vittar e Gloria Groove, se consolidam no país e criam uma cena que tende a crescer ainda mais

Autor Luiz Prisco

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Bruno Pimentel/Metrópoles
Pabllo Vittar
1 de 1 Pabllo Vittar - Foto: Bruno Pimentel/Metrópoles

A turnê Nossa História, que marca o retorno aos palcos da dupla Sandy & Junior, é o reflexo do grande momento da música pop no Brasil. Alimentados pelo saudosismo dos fãs, os filhos de Xororó causaram comoção e enormes filas. Se nos anos 1990, eles eram donos sozinhos dessa cena, atualmente, possuem a saudável concorrência das drag queens.

Impulsionadas pelo sucesso do reality show RuPaul’s Drag Race, essas performáticas artistas chegaram ao cenário pop brasileiro e, atualmente, são a alma mais inventiva da indústria fonográfica. Pabllo Vittar é o grande expoente dessa geração e seu sucesso traz junto novos nomes, como Gloria Groove, Lia Clark e Aretuza Lovi.

Gloria Groove, que fez show em Brasília no último fim de semana, inclusive, conseguiu superar a “mestra”. Ela agora é a drag com maior número de ouvintes mensais no Spotify, com 3.123 milhões de streams. Pabllo tem 3.131 milhões.

Boa parte do sucesso das drags se deve à união entre as artistas. Seguindo modelos que tiveram sucesso no sertanejo, as cantoras apoiam novos nomes, gravam parcerias e convidam as colegas para shows. Veja, por exemplo, a reação de Pabllo ao saber do sucesso de Gloria.

Não convém analisar se as artistas são amigas ou não, isso é da esfera pessoal de cada uma delas. Porém, do ponto de vista comercial, essa união é fundamental para a formação da cena drag. Apoiar o surgimento de novos talentos e dar visibilidade a essas vozes é uma forma de manter a indústria ativa, ocupando espaços e fazendo sucesso.

Fortalecidas, as cantoras drags começam a ocupar locais antes “vetados” ao público LGBT. Pabllo lançou parceria com Dilsinho; Gloria já gravou com Leo Santana e Lexa; e Aretuza tem parceria com IZA, Valesca e Solange Almeida.

Unidas, essas artistas produzem, atualmente, o que há de mais original na música pop radiofônica brasileira. Não à toa, cada vez mais aparecem em programas de TV e rádios. Vale a pena deixar o preconceito de lado e se jogar!

Luiz Prisco é editor de entretenimento e gastronomia no Metrópoles

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?