metropoles.com

Disputa pelo segundo lugar se acirra nos últimos dias no DF

Só Ibaneis aguarda tranquilo as últimas pesquisas do Ibope e do Datafolha, neste sábado (6/10)

Autor Hélio Doyle

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Eliana Pedrosa, Rogério Rosso e Rodrigo Rollemberg
1 de 1 Eliana Pedrosa, Rogério Rosso e Rodrigo Rollemberg - Foto: null

Os candidatos ao Governo do Distrito Federal que disputam o segundo lugar estão, nos dois últimos dias de campanha, buscando votos entre os indecisos e os que já optaram por um dos adversários. Como há um grande contingente de eleitores que manifestam intenção de votar em alguém, mas admitem mudar, é principalmente com a migração de votos declarados que contam Eliana Pedrosa (Pros) e Rogério Rosso (PSD) para enfrentar Ibaneis Rocha (MDB) no segundo turno.

Já o governador Rodrigo Rollemberg (PSB) sabe que não tirará votos de nenhum dos quatro candidatos do bloco com origem no grupo rorizista, e por isso investe nos que se declaram indecisos (4% no Ibope e no Datafolha, mas 13% no Real Time Big Data) ou pretendem anular o voto ou votar em branco (8% no Ibope e no Real Time e 6% no Datafolha). Os que não sabem em quem votar ou que não querem votar em alguém ainda não se animaram por nenhum dos candidatos e podem optar por Rollemberg como mal menor.

Nesta sexta-feira (5/10) não houve divulgação de pesquisas em Brasília, mas alguns candidatos puderam observar em seus monitoramentos internos que o quadro é o mesmo, em linhas gerais, mostrado pelo Datafolha na quinta-feira (4): Ibaneis lidera com folga e Eliana, Rollemberg e, com menos probabilidade, Rosso disputam a segunda vaga. Todos estão empatados tecnicamente.

No Ibope divulgado na quarta-feira (3), parecia que o segundo posto iria para Eliana, que tinha 17% de intenções de votos, relativamente distante de Rollemberg (10%), Alberto Fraga (9%), do DEM, e Rosso (8%). Mas o Datafolha, no dia seguinte, colocou Eliana (14%), Rollemberg (11%) e Rosso (10%) em empate técnico, situação também apontada, na quinta-feira, pelo Real Time Big Data (13%, 12% e 8%, respectivamente, e Fraga também com 8%).

O problema de Eliana é que ela vem caindo nas pesquisas há 20 dias, e a sorte dela é que Rollemberg se mantém estacionado e Rosso tem oscilado levemente para baixo. Mas, se ela continuar no mesmo ritmo de queda, basta que Rollemberg ou Rosso consigam um ou dois pontos percentuais para superá-la. Daí a desesperada movimentação deles todos, pessoalmente e, principalmente, nas redes sociais, para bombardear os adversários e conquistar seus votos.

Esforço
Rosso está mobilizando os evangélicos que o apoiam para tentar melhorar sua posição. Afinal, seu candidato a vice-governador é o pastor Egmar Tavares, enquanto o suplente de Cristovam Buarque, candidato ao Senado em sua coligação, é o bispo Manoel Ferreira, e o principal candidato a deputado federal é o pastor Júlio César. Rosso, que declarou apoio a Jair Bolsonaro, tem se esforçado para aparecer como o candidato de Deus e da família cristã e se declara de direita.

Rollemberg intensificou o discurso que faz desde antes da campanha: é honesto e ficha-limpa, e sua continuidade no governo impede a volta dos responsáveis pela corrupção em gestões anteriores, os candidatos apoiados por José Roberto Arruda e por Tadeu Filippelli e que têm em suas equipes pessoas ligadas a eles. Pode, com esse argumento, conquistar alguns votos que o coloquem à frente de Eliana e Rosso.

Neste sábado (6/10), Ibope e Datafolha divulgarão suas últimas pesquisas antes que os eleitores votem. Ibaneis deverá ser o único candidato tranquilo à espera dos números.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?