metropoles.com

Composição do governo de Ibaneis é coerente com seu projeto político

Futuro governador precisa de Temer, Sarney e Filippelli para viabilizar sua candidatura a presidente da República 

Autor Hélio Doyle

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Governador eleito Ibaneis Rocha. Brasília(DF), 29/11/2018
1 de 1 Governador eleito Ibaneis Rocha. Brasília(DF), 29/11/2018 - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

Está difícil enxergar traços de uma nova política na composição do próximo governo de Brasília. A maior parte dos nomes anunciados pelo governador eleito Ibaneis Rocha (MDB) para compor o secretariado e a direção de empresas estatais tem mais cara de passado do que de futuro.

Independentemente dos méritos pessoais e da qualificação que alguns possam ter, quase todos os que comandarão pastas e empresas a partir de 2019 são vinculados às velhas práticas políticas e a personagens das quais, na campanha eleitoral, Ibaneis procurava se desvincular.

Ibaneis ganhou a eleição como candidato que se proclamava diferente dos demais, justamente por não ter vínculos com os governantes anteriores, com os políticos tradicionais e por pregar a chamada nova política. Ao ser confrontado com a contradição que era estar filiado ao MDB, o então candidato dizia nada ter a ver com o partido e suas práticas nefastas. E muito menos com o presidente da legenda no DF, o ex-vice-governador Tadeu Filippelli.

Mas, agora, Ibaneis não só prestigia claramente o MDB local e seu líder como procura agradar figuras expressivas do partido, como o presidente Michel Temer e o ex-presidente José Sarney. O que mais chama a atenção é a quantidade de ministros e assessores do presidente Temer na futura gestão do Distrito Federal.

Fosse o governo de Temer digno de alguma admiração ou bem avaliado pela população, a presença de vários de seus ministros e assessores até poderia significar uma elevação de nível da administração local. Mas é difícil citar um só ministro do atual governo que seja considerado um exemplo de competência. Aliás, é difícil encontrar quem saiba citar nomes dos geralmente medíocres ministros de Temer.

Candidatura ao Planalto
Ibaneis, na verdade — e ele não esconde isso —, está procurando pavimentar uma candidatura a presidente da República, em 2022, pelo MDB. Daí a profusão de nomes do governo federal comandado pelo partido e ligados a Sarney e Filippelli, inclusive políticos derrotados nas eleições para deputado distrital e federal, um deles réu por peculato.

Para viabilizar seu ambicioso projeto, Ibaneis precisa estar muito bem com o partido aqui e nacionalmente. Os políticos tradicionais de Brasília também estão sendo contemplados, cada um com seu quinhão, e sem que se assista a qualquer discussão em torno de programas e medidas.

É o velho toma lá dá cá mesmo, que inclui diversos partidos, tanto os que apoiaram Ibaneis desde o primeiro turno, como o PP, como os que aderiram no segundo turno, como o PRB e o PPS, e até o PDT, que formalmente estava na coligação do governador Rodrigo Rollemberg.

Velha politicagem
O PRB e o PDT, aliás, são em Brasília exemplos típicos do chamado estilo Romero Jucá: há governo, estou dentro. Para atender a todos, só mesmo aumentando o número de secretarias, como está sendo feito — e essa é também uma atitude típica da velha politicagem.

Os métodos do futuro governador para montar seu governo não diferem dos utilizados por Joaquim Roriz, José Roberto Arruda, Rogério Rosso, Agnelo Queiroz e Rodrigo Rollemberg. De modo geral, a composição política supera a competência.

As diferenças em relação ao passado, prometidas por Ibaneis na campanha, poderão se materializar em outros aspectos de seu governo, e será bom que isso aconteça, para que sua gestão não seja mais do mesmo ou o mesmo do mesmo. A expectativa dos brasilienses é grande.

E, afinal, para que seu projeto de ser candidato a presidente da República tenha alguma chance de se viabilizar a partir de uma cidade com apenas dois milhões de eleitores, é preciso que Ibaneis seja, indiscutivelmente, um governante excepcional.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?