metropoles.com

Bom uso da tecnologia contribui para driblar os efeitos da crise

Enquanto o Waze pensou em ajudar, colaborando para amenizar os efeitos da crise, alguns donos de postos focaram apenas no lucro financeiro

Autor Leo renato

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Waze/Divulgação
Waze-696×464
1 de 1 Waze-696×464 - Foto: Waze/Divulgação

Crises são grandes janelas de oportunidades para marcas e empresas se posicionarem. Digo isso porque nessas últimas duas semanas vimos diversos problemas em relação aos combustíveis. Filas e mais filas em postos de gasolina e carros parados por falta de combustível. Nesse momento, diante de adversidades, a melhor coisa a se fazer, por parte de empresas, é pensar em criar soluções.

No último texto, falei sobre o marketing de conteúdo, que tem o objetivo de atrair a atenção do consumidor com conteúdo de qualidade, melhorando a experiência das pessoas em atividades, muitas vezes, cotidianas. Quando somamos a isso um tema que está em alta, chegamos ao marketing de oportunidade.

No caso da greve dos caminhoneiros, foi um bom momento para focar nas oportunidades, mesmo que a empresa não estivesse envolvida diretamente com a crise dos combustíveis. A ideia era ajudar a diminuir os impactos da crise no nosso dia a dia.

Veja o exemplo do Waze. Em plena paralisação, o app agiu rapidamente e disparou um alerta para mais de 9 milhões de usuários para pedir que eles colocassem informações se um posto de gasolina tinha ou não combustível. Ou seja, a partir dos relatos de outros motoristas, a plataforma mostrava quais postos ainda estavam abastecidos.

Foi uma forma de pensar como os seus usuários usam o serviço e de que forma poderia melhorar a experiência deles no meio do caos em busca de um posto com combustível.

Vi alguns comentários de pessoas reclamando que não há a possibilidade de ver os postos que estavam com ou sem gasolina naquele momento. Porém, como é uma ferramenta colaborativa, se ninguém atualizar no aplicativo, não é possível saber se há ou não combustível.

Não é a primeira vez que o Waze faz isso. Quando começou a valer a lei que obriga motoristas a usarem farol em rodovias, mesmo de dia, a empresa teve também uma boa sacada. Quando você liga o aplicativo e o GPS capta que você está se movimentando, uma mensagem aparece na sua tela para te alertar sobre a necessidade de acender o farol.

Nesses dois exemplos, a empresa pensou nas pessoas e, consequentemente, ganhou em cima disso. Ela gerou uma boa experiência para seus usuários e ganhou pontos com muitos deles.

Além do marketing de conteúdo, o marketing de oportunidade é importante para gerar impacto na comunidade. Pensado de maneira correta, a chance de que funcione é bem alta. Além disso, a conquista de mídia espontânea faz com que os custos de divulgação da ação sejam baixíssimos.

No caso de alguns donos de postos de gasolina, o “eu” veio primeiro que o “nós”. Assim, com preços absurdos, chegando a R$ 9,99 o litro de gasolina, as pessoas logo se mobilizaram e os preços voltaram ao “normal”.

Para os donos desses postos, o lucro no curto prazo pode até ter acontecido, mas no longo prazo as pessoas jamais esquecerão. Alguns movimentos de boicote a esses estabelecimentos já estão em grupos de WhatsApp. Pode ser uma boa ideia. Até porque os postos fazem parte da sociedade e devem contribuir, e não gerar mais caos.

Por fim, enquanto o pessoal do Waze pensou: “Como eu posso ajudar”, colaborando para amenizar os efeitos da crise, parece que alguns donos de postos aproveitaram a oportunidade para pensar apenas em “Como eu posso lucrar”.


Leo Renato Bernardes é jornalista e especialista em marketing e comunicação digital

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?