metropoles.com

A integração que salvou vidas

“A integração de políticas públicas – inclusive entre várias pastas – visam melhorar as condições de vida das famílias mais vulneráveis”

Paula Dantas é ex-secretária da Primeira Infância e atual secretária de Planejamento e Gestão de Alagoas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
Creche CRIA Branquinha
1 de 1 Creche CRIA Branquinha - Foto: Divulgação

É consenso que o combate à mortalidade infantil é um compromisso de toda a sociedade. Todos os setores – governo, empresas, sociedade civil e o cidadão – têm um papel a desempenhar na construção do desenvolvimento saudável dos nossos pequenos. É de amplo conhecimento que a pobreza e a desigualdade socioeconômica estão intimamente ligadas à mortalidade infantil e estava claro que algo precisava ser feito. E hoje os resultados aparecem e se consolidam, sendo cada vez mais efetivos.

Foi com bases na nossa responsabilidade histórica que Alagoas, desde 2015, passou a enfrentar de forma estratégica essa chaga e hoje podemos analisar que estamos obtendo os resultados planejados. De forma conjunta e multidisciplinar, o Estado reuniu os investimentos na primeira infância em torno do Programa Cria – Criança Alagoana. Essa iniciativa somou uma série de protocolos, ações e realizações das áreas da saúde, educação e assistência social com o objetivo de proteger uma fase da vida que tem reflexos durante todo o futuro.

De lá pra cá colecionamos uma série de prêmios, mas muito mais importante que esse reconhecimento nacional foram os resultados práticos. Já recebemos os dados consolidados de 2022, quando encerramos o ano como o quarto menor indicador de mortalidade infantil entre os estados do Norte e Nordeste. Em 1996, a taxa era de 32 mortes por 1.000 nascidos vivos, em 2022 essa taxa diminuiu pela metade, para 16 mortes, segundo o Ministério da Saúde.

E as políticas públicas por aqui se somam. De acordo com o IBGE, Alagoas fechou 2022 – primeiro ano do governo Paulo Dantas – com um recuo de 3,3% na taxa de alagoanos que vivem em situação de extrema pobreza, na comparação com o ano anterior. Ou seja, tudo isso é fruto da maior rede de proteção social da história alagoana, na qual o Cria está incluído, assim como o Escola 10 e o Alagoas Sem Fome.

São programas que enfrentam a evasão escolar e a insegurança alimentar de milhares de alagoanos, refletindo também na proteção de mães, gestantes e da família, que passa a ter mais oportunidades, bem como qualidade de vida. Essa evolução constante fez o Governo de Alagoas fortalecer a estrutura do Cria que em 2023 passou a funcionar como a Secretaria da Primeira Infância.

E seguimos aprimorando nossas ações. No Alagoas Sem Fome, por exemplo, vamos reaproveitar 8 toneladas de alimentos por dia com a construção de uma fábrica de sopa desidratada e de polpa de frutas no Ceasa, além da chegada de mais dois restaurantes populares (Jacintinho e Arapiraca) e da ampliação do engajamento com a sociedade civil, a partir de campanhas de doação de alimentos em locais públicos e eventos.

A integração de políticas públicas – inclusive entre várias pastas – visam melhorar as condições de vida das famílias mais vulneráveis, seguindo com programas sociais, com a ampliação do acesso a água potável e do saneamento básico, e assim alcançando um impacto significativo na redução da mortalidade infantil. Enfim, estamos fazendo o dever de casa e cada vez mais certos de que os resultados só tendem a melhorar.

*Ex-secretária da Primeira Infância e atual secretária de Planejamento e Gestão de Alagoas

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?