Água jorrando de hidrante revolta moradores de Vicente Pires
Cidade está entre as afetadas pelo racionamento imposto pela Caesb. Vídeo foi enviado ao Metrópoles por leitor
atualizado
Compartilhar notícia
Em plena crise hídrica, um vídeo que mostra um hidrante jorrando água tem causado revolta entre moradores de Vicente Pires. De acordo com o leitor que enviou o registro ao Metrópoles, a situação ocorreu durante o último fim de semana, na Rua 7 da cidade. Nas imagens, é possível perceber litros de água sendo desperdiçados.
Vicente Pires é, inclusive, umas das regiões que estão no racionamento imposto pela Companhia de Saneamento Básico do DF (Caesb). O abastecimento na área foi interrompido nesta segunda-feira (23/1).
Em resposta ao vídeo, a empresa afirma que, na última quinta-feira (19), foi realizado um serviço de manutenção emergencial na rede de água em Vicente Pires, na Rua 5, Chácara 279. De acordo com a empresa, para os reparos, foi necessário o esvaziamento de toda a água contida nesse trecho da rede.A Caesb indica que a água que aparece no registro é um reflexo desses serviços de manutenção, já que os hidrantes são usados como válvula de descarga do mineral. Por fim, a empresa afirma que esse procedimento é um serviço de rotina e não pode ser confundido com vazamento de água.
Perdas do sistema
Nesta segunda-feira (27/1), o Metrópoles mostrou que 35% da água distribuída pela Caesb não chegam ao consumidor. Inadequações na rede e ligações clandestinas são as principais causas do problema, segundo representantes da empresa. Ao todo, 86 bilhões de água são perdidos por ano no DF.