metropoles.com

Varjão ganha primeira turma de Educação de Jovens e Adultos

Oportunidade é, para muitos, a chance de continuar estudos interrompidos na juventude

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles
1 de 1 Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles - Foto: null

O sonho de concluir os estudos interrompidos se tornou mais próximo para quem mora no Varjão. A Escola Classe da cidade oferece a primeira turma da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no período noturno. É uma espécie de supletivo realizado em quatro semestres para a conclusão do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. Uma oportunidade para os moradores, já que 50% deles – segundo pesquisa da Companhia de Planejamento do DF (Codeplan) – não concluíram essa etapa escolar.

Hoje, cerca de 200 alunos estão matriculados na EJA do Varjão. A oferta de vagas é suficiente para atender à demanda, de acordo com a Secretaria de Educação. As aulas ocorrem das 19h às 22h30 e os alunos são divididos em sete turmas dos cinco anos do primeiro segmento do ensino fundamental.

Severina Araújo, 43 anos, frequenta as aulas noturnas desde que o curso começou. Atualmente no 5º ano, teve que interromper os estudos muito cedo para procurar emprego e cuidar dos filhos – começou a trabalhar aos 10 anos, na Paraíba, e foi mãe pela primeira vez aos 19. “Estou realizando um sonho que sempre tive. Não pude continuar antes e, agora, tenho a oportunidade”. “Me sinto uma adolescente”, conta, entre risos.

 

Brasília(DF), 25/08/2015 - Na foto, Severina Araújo, que estuda no programa EJA, educação de jovens e adultos, no Varjão. Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles
Severina conta que se sente como uma adolescente no retorno à escola*Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles**

 

“A comunidade local estava sem atendimento. Como o público não era alfabetizado, tivemos que abrir espaço para essas pessoas e, depois, pensar na primeira turma da EJA”, afirma Fábio Pereira de Sousa, subsecretário de Planejamento, Acompanhamento e Avaliação Educacional da Secretaria de Educação do DF.

O objetivo da secretaria é atender 450 pessoas no próximo ano, com a abertura de turmas do segundo segmento do ensino fundamental (que vai do 6º ao 9º ano). “A frequência está muito boa no Varjão. Com os professores sempre presentes, os alunos ficam motivados a prosseguir com os estudos e não deixam de acompanhar as aulas”, analisa Fábio de Sousa. Também faz parte dos planos futuros a abertura de turmas para o Ensino Médio.

Serviço

  • Como se matricular? Quando o período de inscrições tem início, os estudantes interessados devem se matricular nas Coordenações Regionais de Ensino (no caso do Varjão, a Regional do Plano Piloto/Cruzeiro). Para a matrícula, é necessário apresentar identidade, CPF e um histórico escolar que comprove pelo menos a alfabetização.
  • Endereço da escola: Quadra 7, Conjunto D, Área Especial

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?