Mutirão com 50 pessoas busca revitalizar Praça do Ipê no Sobradinho II
Ação priorizou reforma do parquinho para as crianças, instalação de lixeiras feitas com material reciclado, pintura das fachadas das casas próximo ao local, plantio de mudas e colocação de canteiros.
atualizado
Compartilhar notícia
A Praça do Ipê, no Setor Habitacional Buritizinho, em Sobradinho II, recebeu neste sábado (2/7) o Ações Urbanas Comunitárias, programa da Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (Codhab), desenvolvido pela equipe de assistência técnica e pelo atelier de projetos da empresa pública. A ideia é, por meio de mutirões, revitalizar espaços públicos com a participação de profissionais e estudantes de arquitetura, tanto da companhia quanto voluntários, e de moradores locais.
Cerca de 50 pessoas participaram da ação na praça de aproximadamente 4 mil metros quadrados. Além da força-tarefa, houve apresentações de dança e de caratê com grupos da região administrativa. “Paralelamente, o governo faz ações mais estruturantes, como a colocação de redes de esgoto, drenagem fluvial e pavimentação”, destacou o governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, que esteve no mutirão deste sábado.
O material usado, como tintas, pneus, cimento, equipamentos de pintura e para plantio, foi doado pela Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap), Agência de Fiscalização do Distrito Federal (Agefis) e por empresas privadas.
A praça já havia recebido terraplanagem e reforma do ponto de encontro comunitário (PEC). Durante a ação deste sábado, passou por reforma do parquinho para as crianças, instalação de lixeiras feitas com material reciclado, pintura das fachadas das casas próximo ao local, plantio de mudas e colocação de canteiros. No período das chuvas, os voluntários retornarão para continuar o paisagismo.