Polícia investiga causa da morte de criança em escola de Sobradinho
Menino de 5 anos morreu na noite de ontem depois de ser atingido na cabeça por uma bancada de granito. Colégio amanheceu de portões fechados e passa por perícia na manhã desta sexta-feira (29/4). Enterro ocorreu à tarde, em Sobradinho
atualizado
Compartilhar notícia
Proteção e aconchego. É isso que pais e mães se esforçam diariamente para dar aos filhos, em especial aos bem pequenos. Quando deixam as crianças no colégio, esperam que recebam os mesmos cuidados e atenção. Na quinta-feira (28/4), a família do pequeno Luiz Carlos Martins Costa, 5 anos, teve sua tranquilidade abalada por um trágico acidente. O menino, que estudava no Centro de Ensino Menino Maluquinho, em Sobradinho, morreu depois de ser atingido, na cabeça, por uma bancada de granito.
A instituição amanheceu fechada nesta sexta-feira (29) e as aulas estão suspensas por três dias. A investigação está a cargo da 13ª Delegacia de Polícia (Sobradinho), que ainda trabalha para solucionar o caso. Por volta das 9h30, agentes da Defesa Civil chegaram ao endereço para realizar uma avaliação e entender o que ocorreu com a criança. Eles vão verificar toda a documentação da escola para passar mais informações.O enterro ocorreu à tarde, no Cemitério Campo da Esperança de Sobradinho, onde Luiz Carlos morava com a família. A cerimônia reuniu cerca de 200 pessoas.
Mais cedo, vários pais chegaram ao colégio para deixar os filhos, mas se depararam com o portão fechado. “Só quem conhece a escola para saber que foi uma fatalidade. Não tenho medo nenhum de deixar a minha filha aqui, porque sei do carinho que eles têm com as crianças”, afirmou a servidora pública Sueli Quadros, visivelmente emocionada. Duas funcionárias do estabelecimento educacional informam aos pais que o colégio não funcionará nesta sexta.
Euvaldo Martins Ramos, bombeiro militar lotado no quartel de Sobradinho, também esteve no local. Ele é pai de uma menina de 7 anos que estuda na instituição. “Como pai e bombeiro, a gente fica muito abalado. A maioria das crianças ainda não sabe o que aconteceu e temos que ter a certeza antes de passar a informação”, disse o militar. “É uma boa escola”, completou Ramos.
De acordo com a professora Alexandra Maciel, que trabalha no centro de ensino há seis anos, o local passou por uma vistoria na semana passada. “A documentação está toda em dia”, afirmou. “A escola passou por uma reforma durante as férias, mas a bancada em que ocorreu o incidente já existia quando eu comecei a trabalhar aqui”, contou.
Até o momento, o que se sabe é que as crianças brincavam em um pátio na escola no fim da tarde de quinta, supervisionadas por professoras e auxiliares. Elas teriam se apoiado em uma bancada de granito, que não suportou o peso, se desprendeu da parede e acabou atingindo Luiz Carlos na cabeça. A Polícia Civil informou que pelo menos outras duas crianças estavam apoiadas na bancada que atingiu Luiz Carlos. Ainda não há informações se algum outro aluno ficou ferido.
A escola está dando todo o apoio à família. Estamos todos muito sensibilizados
Alexandra Maciel, professora da escola
O acidente
Luiz Carlos foi atingido na cabeça por uma bancada de granito por volta das 18h de quinta. Ele foi atendido, ainda na escola, pelo Corpo de Bombeiros e transportado ao Hospital Regional de Sobradinho (HRS) em estado grave.
De acordo com a corporação, a criança teve afundamento do crânio e sofreu várias paradas cardiorrespiratórias. Inicialmente, informou-se que uma barra de ferro teria se desprendido do teto e atingido o menino, o que não foi confirmado pela escola. Ele morreu por volta das 21h20 de quinta.