Vazamento de amônia em fábrica de gelo no SIA mobiliza bombeiros
Segundo os socorristas, proprietário da fábrica assumiu que não possui alvará de funcionamento
atualizado
Compartilhar notícia
Uma equipe dos bombeiros foi acionada na manhã desta quinta-feira (11/5) para conter um vazamento de amônia no Setor de Indústrias e Abastecimento (SIA).
O acidente foi identificado no galpão de uma fábrica de gelo, localizado no Lote 24 do Trecho 1 do SIA. Segundo os bombeiros, não havia ninguém dentro do prédio.
O dono da fábrica, Anastácio Zazels, esteve no local e disse que não possui o alvará de funcionamento, segundo informações dos bombeiros. A Defesa Civil foi acionada para fazer as avaliações técnicas.Por volta das 9h, os bombeiros iniciaram uma varredura no prédio para avaliar a causa do vazamento e os possíveis riscos. A amônia é um gás incolor, bastante tóxico. O material é corrosivo para pele e pode queimar as vias aéreas.
Funcionários da empresa que fica ao lado da fábrica acionaram os bombeiros após sentirem sintomas como mal-estar e formigamento no rosto. No local, os socorristas identificaram que o gás escapava de uma das máquinas do estabelecimento e trabalharam para contê-lo.
De acordo com os bombeiros, o problema foi constatado depois que o proprietário da fábrica de gelo fez a manutenção de uma máquina e, durante a troca, o óleo foi contaminado com amônia e entrou em contato com o meio ambiente, atingindo os outros imóveis da redondeza.
Duas pessoas foram encaminhadas ao hospital, mas passam bem. A situação, segundo o Corpo de Bombeiros, está controlada.
Aguarde mais informações.