Ibram desarticula tráfico de animais silvestres na Estrutural
Operação apreendeu 46 aves e sete armadilhas. Além disso, uma pessoa foi conduzida para a delegacia e foram aplicadas multas de até R$ 40 mil
atualizado
Compartilhar notícia
O Instituto Brasília Ambiental (Ibram) deu início à operação Desestruturar, para desarticular o tráfico de animais silvestres na Estrutural. Durante a ação, foram apreendidas 46 aves silvestres e sete armadilhas. Uma pessoa foi detida com um pássaro silvestre e munição, ambos sem a autorização necessária. Também foram aplicadas multas em aproximadamente R$ 40 mil.
Entre os animais apreendidos havia galos de campina, nativos do bioma Caatinga, indicando a existência de um tráfico entre a região Nordeste e o Distrito Federal. Também foram encontradas ao menos cinco aves com sinais de maus-tratos, como ferimentos no bico e gaiolas extremamente sujas.A ação decorreu após denúncias e levantamentos realizados por auditores fiscais do orgão e contou com o apoio do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) e do 4º Batalhão da Polícia Militar.
Irregularidades
Entre as vistorias realizadas em endereços de criadores cadastrados, mais de 70% contava com algum tipo de irregularidade. Foram encontrados nesses locais alçapões, ave com anilha (identificação) falsificada e sete animais sem anilha que estavam sob a posse de criadores cadastrados no órgão ambiental.