Jovens gays acusam seguranças de agressão no Shopping de Santa Maria
Grupo de oito rapazes e meninas entre 16 e 17 anos acusam vigilantes de homofobia. Caso ocorreu na noite de terça-feira (14/6) e foi parar na 33ª Delegacia de Polícia, onde foi registrado boletim de ocorrência. Protesto foi marcado para domingo, no centro comercial
atualizado
Compartilhar notícia
A 33ª Delegacia de Polícia (Santa Maria) apura a denúncia de que um grupo de jovens foi agredido por seguranças do shopping local na noite de terça-feira (14/6). O caso ganhou projeção após um dos rapazes postar no Facebook um relato sobre o episódio.
Segundo R.S., ele e outros sete amigos, todos entre 16 e 17 anos, foram ao cinema, mas, como a sessão estava esgotada, compraram ingressos para esta quarta (15). Decidiram passar o tempo na praça de alimentação e, ao descer a escada rolante — que, segundo o jovem, estava desligada —, disseram: “Vamos apertar o botão para ver se liga”.Naquele momento, os jovens foram abordados por um segurança, que teria chegado com o tom de voz alterado, dizendo que não era para apertar botão algum.
“Todos nós relevamos, e falamos que a escada rolante já estava parada. Ele continuou insistindo e alterando ainda mais o tom de voz, vindo pra cima da gente (que somos também um grupo LGBT). Aí, começou uma discussão boba, por uma coisa inútil”, contou R.S., acrescentando que a amiga D.D. subiu novamente para poder lanchar. O segurança, no entanto, a parou, disse que ela não podia subir e mandou que todos fossem embora.
A adolescente contestou a determinação, porque o shopping ainda não estava fechado, e o segurança teria dito: “Você vai descer sim, por bem ou por mal”. Em seguida, desferiu um tapa no rosto da menina.
A agressão revoltou o grupo, que subiu a escada para reclamar com o segurança. Outros quatro funcionários chegaram e, segundo o relato de R.S., iniciaram a bater nos adolescentes, com socos, chutes e pontapés, com ofensas contra a orientação sexual deles.
Os rapazes e as meninas foram à 33ª DP, que fica ao lado do shopping, para registrar boletim de ocorrência.
O Metrópoles entrou em contato com o Santa Maria Shopping e foi informado que não havia ninguém disponível para prestar esclarecimentos na hora da ligação.
Manifestação
O episódio motivou duas manifestações contra a homofobia, marcadas para este domingo (19), no Shopping de Santa Maria, uma às 16h e uma às 20h. Os movimento estão sendo organizados em páginas no Facebook.