Temporal deixa moradores desabrigados em Samambaia
Cerca de mil casas ficaram destelhadas. Vários postes, árvores, muros de casas foram derrubados e uma igreja desabou. Moradores estão sem luz
atualizado
Compartilhar notícia
Se por um lado a chuva desta quarta-feira (19/10) trouxe alívio para o calorão, por outro, causou muitos estragos em algumas regiões do Distrito Federal. Em Samambaia, o temporal à noite, acompanhado de vento forte, destelhou cerca de mil casas, derrubou uma igreja e deixou os moradores sem energia. O cenário na cidade é de guerra. Muitas famílias estão desabrigadas.
Vários postes, árvores, muros de casas também foram ao chão. Muitos moradores perderam seus carros. Uma igreja localizada na QN 425 também desabou. Foram 15 minutos de temporal. O suficiente para causar danos graves. Uma pessoa foi levada pelo Corpo de Bombeiros ao Hospital Regional de Ceilândia (HRC), com fratura no braço esquerdo. Outras vítimas tiveram escoriações leves e não precisaram de remoção.
Pelo menos 22 ocorrências relacionadas ao vendaval foram recebidas pela corporação na noite desta quarta. Além dos registros via Central Integrada de Atendimento e Despacho (Ciade), moradores abordavam as viaturas na rua para pedir socorro.A Defesa Civil foi acionada e montou, na QE 115 da região administrativa, um posto de comando para prestar apoio à população. O Corpo de Bombeiros informou que ainda não é possível precisar o tamanho da área afetada, uma vez que tanto a região sul quanto a norte foram atingidas pelo temporal. A estação do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que fica próxima da cidade, registrou a intensidade do vento: 50km/h no fim da noite desta quarta.
Na manhã desta quinta-feira (20/10), haverá sobrevoo na região para identificar os estragos. A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros permanecem atentos às áreas mais atingidas.
A Companhia Energética de Brasília (CEB) também foi acionada e 9 mil residências estão sem luz nesta manhã. O governador Rodrigo Rollemberg (PSB) esteve em Samambaia na noite de quarta, lamentou a situação e garantiu que o GDF dará o suporte necessário às famílias. As pessoas que tiveram suas casas destelhadas pelo vendaval foram para casas de parentes e vizinhos.
Um vídeo feito por um morador e postado no site Conecta Notícias mostra várias explosões por conta do rompimento dos fios. Durante a filmagem, a energia elétrica cai na cidade inteira. (Assista abaixo).
Ainda segundo os bombeiros, as ocorrências começaram a ser registradas por volta das 21h40. Uma família ficou presa na residência, após uma árvore obstruir a entrada da casa, mas ninguém se feriu.
No total, 18 viaturas do Corpo de Bombeiros e 86 militares foram chamados para prestar apoio à população. Agentes da Defesa Civil e da Polícia Militar também deram suporte à operação de socorro.
Também nesta quarta-feira (19), a chuva que atingiu a região central de Brasília deixou seis pessoas feridas e destruiu várias tendas utilizadas por manifestantes da Frente Nacional de Luta, Campo e Cidade, que estão acampados em frente ao Museu Nacional, na Esplanada dos Ministérios, desde o último domingo (16). Segundo informações do Corpo de Bombeiros, os feridos foram encaminhados ao Hospital de Base do DF. O vento e a água destruíram cerca de 20 tendas grandes e danificaram ou levaram diversas outras barracas menores.
Nas redes sociais, a tempestade repercutiu entre os internautas.
Eu sempre tive medo dessas ventanias que rolam aqui na samambaia.
— bianca (@adiosbianca) October 20, 2016
Samambaia tá filme de terror
— Mari (@mariana_lopesz) October 20, 2016
Consternado pelo sofrimento dos moradores de Samambaia-DF, onde um temporal e forte vento atingiram cerca de mil casas.
— Hugo Fontes (@hugodefontes) October 20, 2016
Gente que tempestade foi essa que quase destruiu Samambaia? ?
— Jef (@LittleJefs) October 20, 2016
Meeuu Deus a samambaia sul nas quadras ímpares está toda destruída
— 1 9 9 9 (@VickSool) October 20, 2016
Caraca
Samambaia tá destruída— Lactolaris (@laris_martinss) October 20, 2016