Operação do Ibram apreende 71 aves silvestres no Recanto das Emas
No total, 18 residências foram visitadas por agentes, sendo entregues 11 autos de infração e multas que, somadas, chegam a R$ 89 mil
atualizado
Compartilhar notícia
Agentes do Instituto Brasília Ambiental (Ibram) promoveram nesta segunda-feira (23/5) a operação “Recanto das Aves”, que resultou na apreensão de 71 pássaros criados ilegalmente em residências no Recanto das Emas.
A operação começou por volta de 8h e tinha como alvo possíveis criadores irregulares de pássaros, mapeados anteriormente a ação. O trabalho contou com o apoio do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), além de quatro auditores do Ibram.Os servidores visitaram 18 residências suspeitas e entregaram 11 autos de infração. No total, os autuados terão de pagar R$ 89 mil em multas pelas criações irregulares. Em apenas uma das casas, foram encontrados 29 pássaros silvestres e uma armadilha de captura de aves.
Uma grande variedade da espécimes foi apreendida, como galo de campina, maritaca maracanã, periquito do encontro amarelo, papa capim, papagaio galego, trinca ferro, canário da terra, bicudo, sanhaçu, pássaro preto, curió, azulão, bigodinho, patativa, caboclinho. Entre as aves mais raras, destacam-se sete bicudos, espécie ameaçada de extinção. Os pássaros foram encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres.