metropoles.com

No Setor Comercial Sul, Agefis faz a maior apreensão de mercadorias em um único dia

Foram necessários 12 caminhões para levar os produtos. Entre eles, alimentos em péssimo estado de conservação. Até um carro roubado foi encontrado

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Renato Araújo/Agência Brasília
agefis2
1 de 1 agefis2 - Foto: Renato Araújo/Agência Brasília

Operação de revitalização no Setor Comercial Sul nessa quarta-feira (17/2) resultou na maior apreensão de mercadorias na história da Agência de Fiscalização do Distrito Federal (Agefis) em um único dia, desde a criação da autarquia em 2008. Trinta e cinco servidores de órgãos envolvidos na ação recolheram carrinhos de vendedores ambulantes, alimentos (como salgadinhos industrializados, carne para churrasquinho e açaí) em péssimo estado de conservação e mercadorias, como carregadores de celular e manequins.

Foram necessários 12 caminhões para levar os produtos ao depósito da Agefis no Setor de Indústria e Abastecimento. A mercadoria foi encontrada em um depósito que funcionava irregularmente como guarda-volumes para ambulantes na Quadra 5. Parte da área cercada é particular, e parte, pública. A grade foi retirada, e o local passará por limpeza.

“Estamos mapeando o Setor Comercial Sul para saber das necessidades de revitalização das calçadas e das praças e nos deparamos com essa área pública cercada”, conta o administrador do Plano Piloto, Marcos Pacco. “A descoberta desse depósito vai contribuir para o processo de legalização dos comerciantes que atuam na área e a melhoria do ambiente para os frequentadores.” No local, também encontraram-se insetos, ratos e sujeira.

Foi recuperada uma Kombi roubada há dois anos e que permanecia estacionada no depósito, apreendida pequena quantidade de maconha e confiscado um freezer com espetinhos de churrasco de carne com aparência ruim. Uma pessoa foi detida por estar de posse do veículo.

“Desta vez conseguimos atingir o coração do comércio ilegal no setor e esperamos com isso avançar mais no processo de formalização dos ambulantes”, afirma Pacco. Desde 11 de janeiro, com o início do programa Centro Legal, foram cadastrados cerca de 300 vendedores de rua e 50 deles se tornaram microempreendedores individuais.

Participaram da operação a Agefis; a Subsecretaria de Integração e Operações de Segurança Pública, da Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social; o Serviço de Limpeza Urbana; e a Administração Regional do Plano Piloto. Os ambulantes podem reaver os produtos se apresentarem as notas fiscais.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?