metropoles.com

Abandonadas, áreas da Orla do Paranoá são usadas até como banheiro

Moradores do Lago Sul alertam que a região deveria estar fechada para visitação, já que se trata de área ambiental e ainda não há segurança. Fotos mostram festas, churrascos, instalação de barracas, varais e uso de drogas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Arquivo Pessoal/Metrópoles
orla do paranoá
1 de 1 orla do paranoá - Foto: Arquivo Pessoal/Metrópoles

Moradores do Lago Sul que foram alvo das ações de desocupação da Orla do Paranoá denunciam que a demora do GDF em ocupar as áreas e dar uma destinação ao uso das margens tem contribuído para a presença de invasores no local, considerada uma das regiões mais nobres do Distrito Federal. Fotos divulgadas mostram barracas montadas, varais, usuários de drogas e até pessoas fazendo suas necessidades em restos de quadras e churrasqueiras que foram demolidas pelos tratores da Agência de Fiscalização (Agefis).

Os registros foram feitos nas regiões da QL 14 do Lago Sul, próximo ao Parque da Asa Delta, e na QL 8. Segundo os moradores, as festas nos locais são frequentes. “Dezenas de pessoas estacionam o carro em lugar proibido, vêm com cachorro, botijão de gás, fazem fogueira, tudo em área de proteção. Isso sem contar o alto número de usuários de drogas que aproveitam que não há qualquer policiamento no lugar”, relata a empresária Sabrina Estrela.

3 imagens
1 de 3

2 de 3

Arquivo Pessoal
3 de 3

Os muros, cercas e equipamentos de lazer erguidos na faixa de até 30 metros do espelho de água até os lotes residenciais começaram a ser derrubados em agosto de 2015.

No último dia 22/8, a Vara do Meio Ambiente, Desenvolvimento Urbano e Fundiário do DF deferiu uma liminar suspendendo as obras de asfaltamento na orla. Alvo de polêmica entre os moradores da região, o projeto de revitalização iniciado nas QI 12 e 14 do Lago Sul contempla a pavimentação de uma ciclovia, além de outras benfeitorias.

Na decisão — que cabe recurso —, há ainda um item que obriga o GDF a apresentar previamente à Justiça qualquer projeto de construção destinado à orla do lago.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?