metropoles.com

Viveiro Comunitário do Lago Norte tem espaço de plantio ampliado

Local poderá receber novas mudas a partir de domingo (28/2), quando também haverá oficinas para a comunidade

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Renato Araújo/Agência Brasília
vivieiro lago norte
1 de 1 vivieiro lago norte - Foto: Renato Araújo/Agência Brasília

O espaço ampliado do Viveiro Comunitário do Lago Norte, na QL 6, será inaugurado às 8h30 de domingo (28/2). A área passou de 375 para 639 metros quadrados, e as obras ocorreram em janeiro e fevereiro. Agora o lugar será capaz de abrigar a produção de mais de 40 mil mudas por ano. Em 2015, foram 20 mil em nove meses.

Desde a criação do viveiro, em 3 de abril de 2015, cultivaram-se plantas de diversas espécies, como alecrim, buriti, dracena, ipê e manjericão. Várias delas foram doadas para a comunidade durante o primeiro ciclo de chuvas do ano. Outras foram plantadas próximo a nascentes de córregos da região e em algumas escolas.

O material utilizado para aumentar o viveiro, como a cerca, madeiras, saquinhos para plantio, adubo e esterco, foi doado por moradores da região administrativa, e o serviço, executado pela administração regional.

Sistema de irrigação
O espaço também ganhou neste ano um novo sistema de irrigação. O recurso, no valor de R$ 50 mil, veio do projeto Águas, do Instituto Oca do Sol, que fica no Lago Norte. A entidade participou do Edital de Chamamento Público nº 1, de julho de 2015, publicado pela Secretaria do Meio Ambiente e pelo Fundo Único do Meio Ambiente do Distrito Federal.

Educação ambiental
No domingo será lançado ainda o projeto Viveiro Educador, com o objetivo de proporcionar consciência ecológica aos visitantes, que poderão observar as placas perto das mudas e ter informações sobre as plantas, como espécie, plantio correto e características medicinais. Uma exposição permanente sobre sementes ficará montada no local.

Das 8h30 às 12h, haverá duas oficinas abertas à comunidade, sem necessidade de inscrição. Uma delas com a coordenadora de Áreas Protegidas e Cerrado, da Secretaria do Meio Ambiente, Helena Maltez. Ela ensinará como plantar e cuidar das mudas. Na sequência o técnico agrícola da administração regional do Lago Norte Elvécio Borges ministrará palestra sobre o pequi e a quebra de dormência — aceleração do processo germinativo — de sementes.

De acordo com o administrador regional do Lago Norte e do Varjão, Leandro Casarin, a ideia é que o lugar seja ocupado por todos: “O objetivo é tornar o viveiro um espaço de educação ambiental, além de levar a escola, os moradores, os grupos acadêmicos a trabalharem a sustentabilidade por meio de oficinas, cursos e plantios”.

Serviço
Oficinas
28 de fevereiro (domingo)
Das 8h30 às 12 horas
Viveiro Comunitário do Lago Norte, na QL 6
Informações: (61) 3468-9400

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?