Conselho de segurança no Altiplano Leste só será criado após audiência
Decisão foi tomada em reunião com Secretaria de Segurança Pública na tarde desta sexta-feira (3/3)
atualizado
Compartilhar notícia
A confusão em torno da criação de um conselho de segurança no Altiplano Leste/São Bartolomeu foi parar no GDF. Moradores da região de condomínios localizada próxima ao Jardim Botânico divergiram, e a Secretaria de Segurança Pública (SSP) precisou intervir. Em reunião com a pasta nesta sexta-feira (3/3), foi encerrado o processo de criação devido “à falta de consenso entre os membros daquela comunidade”, disse a SSP.
De acordo com a secretaria, “a ideia agora é realizar uma audiência pública com toda a comunidade local e também com o grupo contrário à criação do conselho, para que, juntos, possam decidir o que for melhor para todos”.
O problema começou quando a Associação Comunitária dos Condomínios da Região do Jardim Botânico (Ajab) decidiu criar o conselho. Segundo a entidade, a ideia era que os moradores do setor tivessem maior apoio e representatividade junto às autoridades de segurança do DF.“Já temos até presidente eleito. Estamos em fase de conversação para que o novo conselho seja reconhecido e possa iniciar suas atividades”, relata o presidente da Ajab, Claudemir Pita, antes de a SSP decidir que o conselho não poderia ser formado.
Do outro lado, o Movimento Comunitário do Jardim Botânico alegava ter recebido denúncias de moradores questionando a criação do órgão. Segundo eles, a escolha teria envolvido apenas moradores de um ou dois condomínios. Dessa forma, não representaria a vontade da maioria da população local.
À reportagem, o movimento informou “não ser contrário à criação de um novo conselho, desde que todo o processo seja feito de forma legal e legítima”.
Agora, com as audiências públicas, a ideia é que a comunidade chegue a um denominador comum.