metropoles.com

MPDFT vai periciar erosão que levou à interdição de parte da EPGU

Promotores estão preocupados com possível contaminação do Córrego Guará, que corre sob a via afetada

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Joel Alves/Guará
EPGU
1 de 1 EPGU - Foto: Joel Alves/Guará

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) determinará perícia no trecho interditado da DF-051, mais conhecida como Estrada Parque Guará (EPGU). Uma erosão se formou na lateral da pista e fez abrir uma cratera no asfalto. Além da preocupação com os motoristas que passam pelo local, a Promotoria de Defesa do Meio Ambiente (Prodema) desconfia que a deterioração do pavimento esteja contribuindo para contaminar o Córrego Guará, que passa sob a via.

O rio desemboca no Córrego Riacho Fundo, que, por sua vez, deságua no Lago Paranoá. “Sobretudo neste momento que a água do Lago Paranoá está sendo usada para o consumo, é extremamente importante que cuidemos dos cursos que o alimentam”, ressaltou Luciana Medeiros Costa, promotora da 6ª Prodema.

A perícia será feita por uma equipe de técnicos do próprio MPDFT. O diagnóstico determinará as providências que a Prodema terá de tomar para fazer com que o poder público evite a degradação dos afluentes do maior espelho d’água da capital do país.

Congestionamento
As rachaduras no asfalto da EPIG ocupam espaço de pelo menos 41 metros na faixa e são recorrentes no local desde 2012. O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) — responsável pela rodovia — explicou que a interdição da área, coberta por lona, vai durar pelo menos 20 dias. Quase um mês depois, o trânsito na região permanece congestionado nos horários de pico.

A interdição ocorreu uma semana após a queda de parte do viaduto da Galeria dos Estados. A estrutura desabou por volta das 11h50 do dia 6 de fevereiro e, por sorte, ninguém ficou ferido.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?