Guará comemora 47 anos com programação durante todo o mês
Para celebrar o aniversário estão previstos eventos artísticos, culturais e religiosos. Desfile cívico e torneios esportivos também marcam a data festiva
atualizado
Compartilhar notícia
O Guará completa 47 anos nesta quinta-feira (5/5), mas a comemoração já começou no domingo (1º), com a abertura da Copa de Futsal Guará, que terá novos jogos nos dias 7 e 15, para crianças de até 14 anos e jovens de 14 a 22 anos. As festividades seguem até 29 de maio, com atividades organizadas pela administração regional, em parceria com moradores e líderes comunitários.
Nesta quarta (4), às 14h, foi inaugurado o contêiner de lixo eletrônico do Centro Administrativo Vivencial e Esportivo (Cave). O depósito receberá aparelhos eletrônicos (televisão, controle remoto, computadores, chapinha de cabelo) para serem levados à organização não governamental Programando o Futuro, que os reciclará ou fará o descarte devido.
No dia do aniversário (5), haverá desfile cívico, das 8 às 12 horas, na administração do Cave. No mesmo local, às 10 horas, será oficializado o início das obras do Estádio do Guará e da revitalização do Parque Denner. Os trabalhos começaram em abril.
Sarau e flores
Exposição de orquídeas e música marcarão a sexta-feira (6). Das 8 às 20 horas, um orquidário estará montado no salão de múltiplas funções do Cave. As flores ficarão expostas até domingo (8). A partir das 20 horas, o Sarau da Confraria ocupará a praça da QE 15 com artistas locais.
O domingo (8) começará com o Campeonato Brasiliense de Bicicross (modalidade de corrida em que são feitas manobras em cima de uma bicicleta), a partir das 9 horas, no Cave. À noite, às 20 horas, será celebrada missa de ação de graças na Paróquia Maria Imaculada (QE 15/17).
Em 14 de maio, grupos ciganos apresentarão danças e artesanatos típicos, a partir das 19 horas, no salão de múltiplas funções do Cave. No domingo (15), o Parque Ezechias Heringer, na Avenida Contorno Guará II (QE 23), abrigará uma competição de mountain bike. O torneio foi organizado por empresários da região administrativa, e haverá prêmio em dinheiro para o primeiro lugar — o valor ainda será definido. Às 17 horas, o salão de múltiplas funções abrirá as portas para um chá da tarde, com feira de artesanato. A arrecadação será doada a instituições de caridade.
Esporte
Com o objetivo de divulgar o caratê na região administrativa, atletas brasileiros e russos participarão de seminário organizado pelo mestre Siri, que convidou vários campeões nacionais para explicar a modalidade. Das 19 às 20 horas, haverá apresentações diferenciadas para crianças e, das 20 horas às 22h30, para adultos. O encontro ocorrerá de 16 a 18 de maio, no salão de múltiplas funções do Cave.
Em 18 de maio, a população poderá participar de passeio ciclístico noturno. A concentração está marcada para as 19 horas, em frente à administração regional. No dia 20, apreciadores de música gospel terão show dedicado a esse estilo, na rua central do Polo de Modas (QE 40, Área Especial), das 14 às 23 horas.
Competições vão tomar conta do kartódromo, na QE 25, das 8 às 18 horas, em 21 de maio, na 4ª etapa da Copa Guará de Kart. No dia seguinte (22), amantes da patinação terão encontro marcado na área verde da QE 25, das 8 às 17 horas. À noite, o salão de múltiplas funções do Cave abrirá as portas para o Baile da 3ª Idade.
Para fechar as comemorações do aniversário, a Folia do Divino agitará a região, de 25 a 29 de maio. A festa de origem católica ocorrerá das 8 às 23 horas, no salão de múltiplas funções.
Histórico
A região administrativa foi criada em 1969 para abrigar os funcionários públicos do governo do Distrito Federal da época. Com população estimada em 175 mil habitantes e com 5,5 mil empresas, o Guará tem a sexta maior renda per capita de Brasília. O nome é uma homenagem ao lobo-guará, espécie típica do Cerrado comumente encontrada antes da urbanização.