metropoles.com

Histórias de moradores da Fercal ganham o mundo

Projeto coletou relatos de 14 comunidades da RA para registro em museu virtual

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Gravação na Fercal – Museu da Pessoa 2
1 de 1 Gravação na Fercal – Museu da Pessoa 2 - Foto: null

Os moradores da Fercal são os protagonistas de um projeto de resgate e de valorização da história e da cultura da cidade, que poderá ser visto de qualquer parte do mundo, pela internet. É o Museu da Pessoa, um museu virtual de histórias de vida que reúne áudios, vídeos e textos, além de fotos e documentos digitalizados. O resultado desse trabalho, realizado com o apoio da Votorantim Cimentos, será apresentado oficialmente no dia 12, durante as comemorações do aniversário de 59 anos da Fercal.

Divulgação/Votorantim Cimentos
A casa de Tereza serviu como estúdio para boa parte das gravações

O público irá assistir aos depoimentos feitos com os moradores de 14 comunidades da Região e também conferir uma exposição de fotos. Entre as 50 imagens que serão expostas, estão registros das obras de asfaltamento da cidade, de eventos políticos e culturais, e de peculiaridades do cotidiano dos moradores. Tereza Ferreira da Silva, de 63 anos, é moradora conhecida na Fercal.

Ela contribuiu para fundar o Conselho Comunitário em 2010  e colaborou em todas as etapas de execução do projeto, sendo ela uma das entrevistadas para o Museu da Pessoa. As gravações foram realizadas entre os meses de abril e julho de 2015.

“Fiz de tudo um pouco e gostei muito da experiência. Foi um trabalho intenso, porque chegamos a gravar quatro entrevistas por dia, com uma média de duas horas e meia cada. Agora, estamos na coleta de peças históricas e imagens com os moradores para exibir no aniversário da nossa cidade. O nosso entusiasmo tem atraído mais pessoas a colaborar para reescrever a história da Fercal”, disse Tereza.

Lugar de gente
A assistente social Andreia Ferreira de Aguiar, de 38 anos, nasceu e foi criada na Fercal. Jamais pensou em sair da região e afirma que o sentimento de pertencimento à cidade é compartilhado pela maioria dos moradores, mesmo os que vieram de outros municípios.

As pessoas não conhecem a verdadeira história da Fercal e o Museu da Pessoa é muito importante para revelar isso, mostrando que aqui é um lugar de gente que acredita e luta por seus sonhos

Andreia Ferreira, assistente social

A consultora do Museu da Pessoa que coordenou e orientou os trabalhos na Fercal, Márcia Elias Trezza, disse que o envolvimento dos moradores foi além do esperado. “A participação coletiva na execução do projeto na Fercal foi muito grande”, destacou. Para o gerente de fábrica da Votorantim Cimentos, Matheus Viotto Bezerra, o Museu da Pessoa contribuiu para estimular a comunidade a se engajar na concretização de sonhos. A empresa é uma das cimenteiras instaladas na Fercal. Com informações de Oficina de Comunicação

 

Serviço
Apresentação de histórias de moradores da Fercal – Museu da Pessoa
Dia: 12 de setembro
Local:  Espaço Cultural da Fercal – Rodovia DF 150, Km 12 – Engenho Velho
Horário: 17h
Museu da Pessoa: www.museudapessoa.net/

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?