Histórias de moradores da Fercal ganham o mundo
Projeto coletou relatos de 14 comunidades da RA para registro em museu virtual
atualizado
Compartilhar notícia
Os moradores da Fercal são os protagonistas de um projeto de resgate e de valorização da história e da cultura da cidade, que poderá ser visto de qualquer parte do mundo, pela internet. É o Museu da Pessoa, um museu virtual de histórias de vida que reúne áudios, vídeos e textos, além de fotos e documentos digitalizados. O resultado desse trabalho, realizado com o apoio da Votorantim Cimentos, será apresentado oficialmente no dia 12, durante as comemorações do aniversário de 59 anos da Fercal.
O público irá assistir aos depoimentos feitos com os moradores de 14 comunidades da Região e também conferir uma exposição de fotos. Entre as 50 imagens que serão expostas, estão registros das obras de asfaltamento da cidade, de eventos políticos e culturais, e de peculiaridades do cotidiano dos moradores. Tereza Ferreira da Silva, de 63 anos, é moradora conhecida na Fercal.
Ela contribuiu para fundar o Conselho Comunitário em 2010 e colaborou em todas as etapas de execução do projeto, sendo ela uma das entrevistadas para o Museu da Pessoa. As gravações foram realizadas entre os meses de abril e julho de 2015.
“Fiz de tudo um pouco e gostei muito da experiência. Foi um trabalho intenso, porque chegamos a gravar quatro entrevistas por dia, com uma média de duas horas e meia cada. Agora, estamos na coleta de peças históricas e imagens com os moradores para exibir no aniversário da nossa cidade. O nosso entusiasmo tem atraído mais pessoas a colaborar para reescrever a história da Fercal”, disse Tereza.
Lugar de gente
A assistente social Andreia Ferreira de Aguiar, de 38 anos, nasceu e foi criada na Fercal. Jamais pensou em sair da região e afirma que o sentimento de pertencimento à cidade é compartilhado pela maioria dos moradores, mesmo os que vieram de outros municípios.
As pessoas não conhecem a verdadeira história da Fercal e o Museu da Pessoa é muito importante para revelar isso, mostrando que aqui é um lugar de gente que acredita e luta por seus sonhos
Andreia Ferreira, assistente social
A consultora do Museu da Pessoa que coordenou e orientou os trabalhos na Fercal, Márcia Elias Trezza, disse que o envolvimento dos moradores foi além do esperado. “A participação coletiva na execução do projeto na Fercal foi muito grande”, destacou. Para o gerente de fábrica da Votorantim Cimentos, Matheus Viotto Bezerra, o Museu da Pessoa contribuiu para estimular a comunidade a se engajar na concretização de sonhos. A empresa é uma das cimenteiras instaladas na Fercal. Com informações de Oficina de Comunicação
Serviço
Apresentação de histórias de moradores da Fercal – Museu da Pessoa
Dia: 12 de setembro
Local: Espaço Cultural da Fercal – Rodovia DF 150, Km 12 – Engenho Velho
Horário: 17h
Museu da Pessoa: www.museudapessoa.net/