metropoles.com

Cada vez mais vertical, Ceilândia comemora 45 anos

Maior região administrativa do DF tem quase 500 mil habitantes na área urbana. Após boom imobiliário, cerca de 26% das moradias da cidade estão em apartamentos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
ceilândia, aniversário
1 de 1 ceilândia, aniversário - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Hoje é dia de aniversário da maior região administrativa do DF. Cada vez mais vertical, crescendo para cima com a construção de prédios residenciais, Ceilândia completa 45 anos. A cidade nasceu com a Campanha de Erradicação das Invasões (CEI), depois de o então governador Hélio Prates da Silveira constatar que a existência de áreas irregulares era um dos maiores problemas sociais do Distrito Federal. A região ocupa uma área de 231,96 quilômetros quadrados e tem uma população urbana de 489,3 mil habitantes.

Entre os primeiros que chegaram à cidade está o baiano Antônio Pimentel, que veio para Ceilândia em busca de melhores condições de vida. “Vi essa região crescer, e minha vida também progrediu. Foi aqui que me tornei um homem feliz. Hoje, vivo em uma cidade onde tenho de tudo próximo: hospital, escolas e as feiras, que alegram os meus domingos”, frisa.

Embora consolidade em sua parte mais antiga, chamada de tradicional, Ceilândia conta com áreas novas e abriga as duas maiores favelas do DF: Sol Nascente e Pôr do Sol. Além delas, a cidade está dividida em Ceilândia Norte, Ceilândia Centro, Ceilândia Sul, Guariroba, Setor O, Expansão, P Norte, P Sul, QNQ e QNR.

Os que estão há mais de 15 anos na região somam 64% dos moradores. A média de moradores por domicílio urbano é de 3,44 pessoas, com 37,33% dos moradores trabalhando na própria região, o significa que 54 mil pessoas não precisam se deslocar até outra região para o trabalho. Do total de habitantes, 46% estão na faixa etária de 25 a 59 anos. As crianças, na faixa de zero a 14 anos representam 21% e os idosos, 17%. No Pôr do Sol e Sol Nascente, as crianças são 28% e os idosos, 7%.

Rafaela Felicciano/Metrópoles
O lançamento da pedra fundamental da cidade ocorreu onde hoje está a Caixa D’água, que foi tombada em 2014 como patrimônio histórico do DF

 

Verticalização
O diretor de Estudos Urbanos e Ambientais da Companhia de Planejamento (Codeplan), Aldo Paviani, destaca que Ceilândia passa por um processo de verticalização, com a construção de muitos prédios, principalmente residenciais. “Dados de 2013 mostram que o número de apartamentos perfaz 26% das moradias, e que a cidade é bem servida de equipamentos urbanos quando se olha a chamada Ceilândia tradicional, que representa a parte mais consolidada da RA.

A servidora pública Elisabeth Lima, 34 anos, trocou o aluguel por um apartamento próprio em Ceilândia. “Sempre me disseram que era uma região perigosa, que ia me arrepender. Mas nada disso é verdade. Adoro morar aqui. Tenho excelente qualidade de vida e meu imóvel valorizou mais de 50% desde que eu comprei”, comemora ela, que tem dois filhos.

Paviani acrescenta ainda que houve desdobramentos de campos universitários, uma referência à instalação de um campus da Universidade de Brasília (UnB) na região, o que facilitou o acesso da população a cursos superiores, especialmente os cursos voltados à área da saúde, apesar de mais da metade do contingente populacional ter somente o ensino fundamental completo e o médio incompleto.

No que diz respeito à ocupação remunerada, o setor que mais se destaca na cidade é o Comércio, 32,60%, seguido por Serviços Gerais, 21,69%. De acordo com a pesquisa, 60,09% dos trabalhadores têm carteira assinada, e 44,94% da população exerce alguma atividade remunerada.

Infraestrutura
Na chamada Ceilândia tradicional, o abastecimento de água, energia elétrica e coleta de lixo estão próximos de 100%, com o esgotamento sanitário alcançando 81% dos domicílios. No entanto, no Pôr do Sol e Sol Nascente, 56% de domicílios da região têm fossa séptica e 39%, fossa rudimentar.

Rafaela Felicciano/Metrópoles
Sol Nascente ainda carece de obras de infraestrutura. Região registra alto número de invasões

 

A coleta de lixo no Pôr do Sol e Sol Nascente é realizada em 26% dos domicílios, 28% jogam em lugar impróprio e 47% dão outro destino, “o que precisa melhorar, e o governo vem envidando esforços por meio de ações e políticas públicas”, explica o diretor de Pesquisas Socioeconômicas, Bruno de Oliveira Cruz.

Para o administrador regional de Ceilândia, Vilson de Oliveira, a região tem muito o que comemorar em seus 45 anos. “Conseguimos grandes avanços para a cidade. Já concluímos a reforma e construção de quadras poliesportivas, estacionamentos, colocação de asfalto em diversas avenidas, nivelamento de ruas e compactação do solo em vários trechos do Sol Nascente assim como a construção de jardins comunitários em parceria com a comunidade”.

Para comemorar a data, foram organizados diversos eventos com prestação de serviços para a comunidade, além do tradicional corte de bolo. (Com informações da Administração Regional de Ceilândia e Codeplan)

Programação do 45 º aniversário de Ceilândia:

  • Corte do bolo
    Data: 27/3
    Local: Feira Central de Ceilândia
    Horário: 9h às 12h

XXV Campeonato de Fut 7 Society de Ceilândia
Data: Finais no dia 27/3
Local: Praça Poliesportiva da QNM 10
Horário: 8h às 18h
Parceiro: Liga Poliesportiva e Cultural de Ceilândia – Lipocc

  • Domingão da Família
    Data: 27/3
    Local: Centro Cultural – QNN 13, Área Especial – Ceilândia Norte
    Horário: 8h às 18h
  • Circuito de Feiras
    Data: 28 a 30/3– Segunda á Quarta
    Local: Centro Cultural de Ceilândia – QNN 13, Área Especial – Ceilândia Norte
    Horário: 8h às 18h

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?