metropoles.com

Amor por Ceilândia em camisetas e bonés

Grupos e artistas que valorizam a cultura e a história da cidade produzem moda e mostram orgulho pela RA

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
10615646_10152267686071249_372475864603839287_n
1 de 1 10615646_10152267686071249_372475864603839287_n - Foto: null

Quem não é de Ceilândia normalmente associa a cidade à violência. Mas para quem nasceu e mora lá, a RA representa cultura e espírito comunitário. O orgulho de ser ceilandense está declarado nas letras dos raps, no cinema e, agora, também, nas roupas. Há dois anos, surgiram marcas de moda que têm Ceilândia como inspiração.

Divulgação
Rapper Japão criou grife de camisetas e bonés

Bonés e camisetas estampam o amor dos moradores pela cidade. Na maioria das coleções, o corte das roupas e o estilo dos acessórios são inspirados na cultura do hip hop e nos times de basquete americanos. O rapper Japão, por exemplo, criou uma loja há quatro anos para divulgar o trabalho do seu grupo Viela 17.

No ano passado, resolveu aumentar o leque de temas e colocou Ceilândia como protagonista das coleções criadas por ele mesmo. Nesse curto período de tempo, vendeu 800 unidades de bonés e camisetas. Em um primeiro momento, comercializava pessoalmente. No próximo mês será licenciada para a Hilms Bonés, loja presente em quatro shoppings do DF.

Valorização
Além de valorizar a própria cidade, ele também teve a preocupação de fomentar a economia local: as peças são produzidas em Ceilândia.

É importante legitimar a cultura daqui. E as roupas são a prova que o ceilandense tem orgulho de onde veio.

Daniela Mara, produtora do Japão

E foi esse amor pela cidade mais populosa do DF que Max Maciel e outros colegas, todos integrantes da Rede Urbana de Ações Socioculturais (Ruas) e do grupo Jovem de Expressão, também decidiram produzir camisetas e bonés homenageando Ceilândia. As primeiras peças com a estampa I Love Cei foram produzidas em 2010: 15 camisetas apenas para o grupo.

 

Divulgação
Marca Viela17 Shop cria camisetas e bonés inspirados na Ceilândia

 

A ideia fez sucesso. Virou assinatura de e-mail, de documentos, viralizou e chamou a atenção dos admiradores de Ceilândia. Desde 2013, então, a produção de bonés e camisetas começou para o público em geral.

Exclusivas
Em cada produção são apenas 50 produtos. As camisetas são feitas em uma oficina de serigrafia da cidade e os bonés no Paraná. A arte estampada é sempre com algum ponto de referência de Ceilândia. “A arte não se repete. São peças exclusivas. Ainda não temos o desenho para os próximos produtos. Estamos aceitando sugestões, caso alguém tenha interesse em fazer”, sugere Max, 32 anos, morador de Ceilândia e filho de um pioneiro.

Divulgação/I Cei
Bonés criados pelo movimento Ruas

“Havia uma negativa de como as pessoas nos olhavam. Há um medo de vir a Ceilândia pelo histórico. Mas a cidade não é violenta. Ela tem violência. Diante disso, pensamos na forma de resgatar e incentivar as pessoas a terem orgulho daqui, pois quem tem orgulho e pertencimento, cuida, valoriza e quebra os paradigmas”, destaca Max.

Serviço

  • Os produtos da Ruas são vendidos na sede do programa Jovem de Expressão, na EQNM 18/20, Ceilândia Norte, Praça do Cidadão.
  • As peças do Viela17 estão sendo comercializadas na Hilms Bonés, no Taguatinga Shopping e no JK Shopping.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?