Candangolândia recebe exposição sobre Brasília
A mostra é recheada de memórias e interferências provocadas pelos próprios moradores das cidades do DF
atualizado
Compartilhar notícia
Está aberta para visitação, no Galpão Multiuso da Administração Regional da Candangolândia, até 18 de setembro, a exposição fotográfica “Ensaios sobre o Tempo”. A mostra retrata as ruínas da jovem capital brasiliense, sua história e os contrastes entre utopia e realidade. A exposição é um trabalho dos fotógrafos Arthur Monteiro, Henry Macário e Isabela Lyrio, do Coletivo Punctum.
Os fotógrafos registraram a realidade de pioneiros da construção de Brasília, a abandonada piscina de ondas do Parque da Cidade e a deterioração da W3 Sul. O resultado é um trabalho recheado de memórias e interferências provocadas pelos próprios moradores das cidades. O projeto usa a fotografia como ferramenta e como o próprio objeto a ser fotografado.
Desgaste
Tudo começou com cada um dos fotógrafos documentando um tema de sua escolha: Arthur teve como foco os pioneiros; Henry, a piscina de ondas; e Isabela, a W3 Sul. Dezoito dessas fotografias foram ampliadas em grande formato e coladas em locais públicos, em várias cidades do DF, em agosto de 2014. Durante os nove meses seguintes, os artistas fotografaram o desgaste das imagens nas ruas e registraram a receptividade às imagens e sua deterioração com o tempo.
Subjetivamente, exploraram as sutilezas de seus temas, com poesia, beleza e realidade, e investigaram o processo de transformação da cidade graças à intervenção de seus moradores. Com informações da Administração Regional da Candangolândia.
Serviço
Ensaios sobre o Tempo
Data: até 18 de setembro
Hora: 10h às 12h e de 14h às 16h
Local: Administração da Candangolândia
Endereço: Rua dos Transportes, Área Especial 01