metropoles.com

Agentes entrarão em casas abandonadas de Brazlândia para combater o Aedes aegypti

Ação deve começar a partir desta quarta-feira (3/2) e contará também com o auxílio de bombeiros e policiais

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Gabriel Jabur/Agência Brasília
dengue combate
1 de 1 dengue combate - Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasília

Para intensificar o combate ao Aedes aegypti, um grupo formado por agentes da Vigilância Ambiental, bombeiros e policiais militares entrará nas casas fechadas e abandonadas de Brazlândia a partir de quarta-feira (3/1). O objetivo é que todos os imóveis passem pela vistoria na região.

Um dos agentes da Vigilância Ambiental é chaveiro e poderá abrir as residências. O chefe da Assessoria de Mobilização Institucional e Social para a Prevenção de Endemias, da Secretaria de Saúde, Ailton Domicio da Silva, alerta que a tampa aberta do vaso sanitário em uma casa abandonada já pode ser um criadouro do inseto que causa a dengue, as febres chikungunya e amarela e o zika vírus. “O importante é entrar e fazer a vistoria. Pode ser que não tenha foco do mosquito, mas a gente tem que garantir.”

A ação está amparada pelo alvará de autorização judicial nº 2016.01.1.000740-5, que determina que os agentes de saúde de Brasília ingressem nas moradias abandonadas, fechadas e cujo acesso seja recusado pelo proprietário ou morador, desde que seja para o combate ao mosquito transmissor. O documento foi emitido em 13 de janeiro deste ano e é válido até dezembro de 2016.

Além da pasta de Saúde, do Corpo de Bombeiros e da PM, outros órgãos locais que trabalham na redução dos casos de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti são a Agência de Desenvolvimento do DF (Terracap), a Agência de Fiscalização (Agefis), a Casa Civil, a Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap), a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF), a Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil, vinculada à Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social, e o Serviço de Limpeza Urbana (SLU).

Esplanada
Até sexta-feira (5), uma força-tarefa ocorre na Esplanada dos Ministérios. A ação teve início na segunda-feira (1º), quando agentes da Vigilância Ambiental e da Defesa Civil juntaram-se a militares do Corpo de Bombeiros e a servidores do SLU para fazer varredura em todos os prédios e informar a população sobre formas de prevenção.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?