metropoles.com

Em março, Distrito Federal teve a maior queda no varejo desde 2000

Seis das oito atividades pesquisadas registraram diminuição no volume de vendas do comércio varejista neste período

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles

Diante da pandemia de Covid-19, o volume de vendas do comércio varejista no Distrito Federal registrou queda de 18,1% em março em relação a fevereiro, dando sequência às variações negativas consecutivas observadas desde novembro do ano passado. Os dados constam em pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

Em nível nacional, a variação acumulada de 12 meses ficou em -8%, na comparação com o ano anterior, registrando a maior queda do país neste indicador.

Apesar do tombo, o DF teve a segunda menor taxa do mês entre as unidades da federação. No entanto, essa foi a maior queda desde o início da série atual iniciada em janeiro de 2000.

Considerando o comércio varejista ampliado, que inclui as atividades de veículos, motos, partes e peças e de material de construção, o volume de vendas em março, na capital federal, caiu 12,8% em relação ao mês anterior. Frente a março de 2020, o varejo ampliado teve alta de 1,9%.

Em março de 2021, no Distrito Federal, seis das oito atividades pesquisadas registraram queda no volume de vendas do comércio varejista na comparação com março de 2020.

Apresentaram variações negativas: tecidos, vestuário e calçados (-62,5%), seguindo em queda desde março de 2020; combustíveis e lubrificantes (-32,1%), também em queda desde março do ano passado; livros, jornais, revistas e papelaria (-22,8%); hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-22,3%); equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (-17,9%), quinta queda consecutiva no indicador interanual; outros artigos de uso pessoal e doméstico (-13,9%).

Nas variações positivas, apareceram móveis e eletrodomésticos (55,6%), emplacando a 10ª alta consecutiva, principalmente pelo volume de vendas de eletrodomésticos; artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (3,2%), registrando a nona alta consecutiva no indicador interanual.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?