Moradores de Águas Claras protestam por melhor mobilidade urbana
Manifestação cobra construção de ciclofaixas e ciclovias na região. Tema foi motivo de desacordo entre governo e associação de moradores no mês passado
atualizado
Compartilhar notícia
Moradores de Águas Claras realizam manifestação por melhores condições de deslocamento para ciclistas e pedestres, neste sábado (3/10), às 8h30. Entre as reivindicações estão a construção de ciclovias, ciclofaixas e calçadas compartilhadas.
Segundo os organizadores do evento, nomeado “Pedal Águas Claras pela mobilidade”, o objetivo é apoiar e cobrar a execução do “Projeto Mobilidade Ativa”, da Secretaria de Estado de Gestão e Habitação do Distrito Federal (Segeth-DF), que prevê melhorias de deslocamento na região.
A mobilização deve percorrer a Avenida das Castanheiras e a Avenida das Araucárias, principais vias da cidade, que devem receber ciclofaixas segundo o projeto do governo.
De acordo com Silvio Ribeiro, um dos organizadores do evento, além de reverter políticas públicas que privilegiam o deslocamento individual por automóvel, o projeto pode ajudar a criar uma nova consciência da população para a utilização de outros meios de transporte.
Polêmica
O “Projeto Mobilidade Ativa” dividiu moradores no mês passado. A Segeth-DF ia aproveitar obras de recapeamento do asfalto para construir ciclofaixas na Avenida das Castanheiras e na Avenida das Araucárias.
No entanto, a Associação dos Moradores e Amigos de Águas Claras (Amaac) foi contrária à execução das obras, citando desconfianças no planejamento e nos estudos feitos para a viabilidade das modificações.