Inaugurados dois novos viadutos em Águas Claras
Obras vão facilitar o tráfego nas ruas Manacá, ao lado da Administração Regional, e Alecrim, perto da estação de metrô Arniqueiras
atualizado
Compartilhar notícia
Dois viadutos foram inaugurados, na manhã desta quinta-feira (21/4), em Águas Claras. Um fica na Rua Manacá, ao lado da Administração Regional da região. O segundo foi construído na Rua Alecrim, próximo à estação Arniqueiras do Metrô.
A expectativa é que as obras proporcionem mais fluidez ao trânsito da cidade. As novas estruturas facilitarão a interligação das vias internas e o acesso para as Avenidas Boulevards Norte e Sul, que margeiam a linha do metrô.O administrador de Águas Claras, Manoel Valdeci, explicou que os acessos completarão o sistema binário da cidade. O projeto dos dois viadutos começou a ser elaborado em 2003. “No aniversário de Águas Claras vamos inaugurar outros dois viadutos na região da estação concessionárias”, disse.
O bancário Leonardo Bandeira, 35 anos, mora há sete anos na região e observou que, para usar o viaduto da Rua Alecrim, é preciso fazer alterações no trânsito. “Quem passa pela Avenida Araucárias não pode virar na rua que dá acesso direto ao viaduto. É preciso alterar essas vias para só assim desafogar o trânsito”, destacou.
O Governo do Distrito Federal investiu R$ 6.947.363,12 nas duas obras. A ordem de serviço para construção foi assinada em 17 de outubro de 2015.
O governador Rodrigo Rollemberg esteve no evento e foi cobrado por moradores sobre a revitalização das praças e calçadas. Ele falou sobre o orçamento e fez promessas de melhorias.
Enxugamos o orçamento para fazer essas melhorias. Sabemos da importância desses viadutos para a mobilidade urbana
Rodrigo Rollemberg
Calçadas
A administração da cidade também planeja tornar as calçadas acessíveis aos portadores de necessidades especiais. Aproximadamente 40 mil metros de calçadas serão reformados. Se sair do papel, a medida vai atender aos recorrentes apelos dos moradores.
Rollemberg anunciou também que no dia 25 de abril o governo irá lançar uma concorrência orçada em R$ 50 milhões para construção e reforma de calçadas acessíveis.
Ciclofaixa
A ciclofaixa, implementada na Avenida Araucárias há pouco menos de um mês já acumula pelo menos nove acidentes envolvendo ciclistas. “A população ainda está se adequando a mudança. Como só temos uma ciclovia, os ciclistas acabam circulando na mão e contramão causando essas colisões”, disse o administrador. Manoel Valdeci afirmou que a avenida Águas Claras será recapeada e só após esse procedimento a pintura será feita. Não foi dada uma data para a conclusão das obras.