Em Águas Claras, bombeiros socorrem bebê engasgado durante amamentação
O pedido de ajuda foi feito pelos pais de uma recém-nascida de apenas 16 dias de vida
atualizado
Compartilhar notícia
O Corpo de Bombeiros foi acionado na madrugada desta quarta-feira (27/12) para salvar um bebê que ficou engasgado durante a amamentação, na Alameda das Acácias, em Águas Claras.
Segundo a corporação, o pedido de ajuda foi feito pelos pais de uma recém-nascida de apenas 16 dias de vida. Enquanto uma equipe não chegava ao local, um dos atendentes ficou ao telefone, dando orientações ao casal para que eles tentassem desobstruir as vias respiratórias da menina.
Quando os socorristas chegaram ao apartamento, concluíram o salvamento, e a criança voltou a respirar. Em seguida, ela foi transportada para um hospital particular em Taguatinga, para acompanhamento médico.
Fique atento a algumas dicas na hora da amamentação:
- Romper a sucção logo depois das primeiras “puxadas” do bebê e deixar o primeiro leite escorrer, e só depois voltar a colocar o bebê no peito.
- Amamentar com o bebê numa posição mais vertical, sentado ou por cima da mãe, para que a força da gravidade colabore para amenizar a intensidade do fluxo.
- Amamentar deitada, com o bebê de lado, para que ele deixe o excesso de leite escorrer pela lateral da boca.
- Caso os engasgos sejam muito frequentes, é preciso falar com o pediatra para uma avaliação mais detalhada.
- A situação é mais grave se o bebê não conseguir tossir ou chorar. Entre os sinais que você pode notar, estão: pele azulada ou arroxeada, esforço respiratório exagerado e eventual perda de consciência.
- Em casos assim, grite para alguém acionar o serviço médico especializado – Samu (192) ou Corpo de Bombeiros (193) – ou providenciar transporte imediato até o pronto-socorro mais próximo.
- Enquanto isso, tente desengasgar o bebê com palmadas nas costas e leves compressões torácicas.
- Se não tiver mais ninguém por perto, realize as manobras por dois minutos e, então, busque ajuda.
Fonte: www.babycenter.com