metropoles.com

Cruzamento em Águas Claras coleciona acidentes e causa transtorno para moradores

Trecho fica entre a Rua 36 Norte e a Avenida Flamboyant. Administrador promete solução em até 15 dias

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
1 de 1 - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O cruzamento na esquina da Rua 36 Norte com a Avenida Flamboyant, em Águas Claras, tem dado dor de cabeça para quem mora na região. Só na última segunda-feira (11/1), duas colisões foram registradas no local.

Segundo os moradores, um semáforo ou até mesmo uma lombada resolveria o problema do local. Apesar da demanda ser antiga, as autoridades competentes afirmam que o caso ainda está em análise.

Pedro Henrique Soares mora na Quadra 107, na Alameda das Acácias, e conta que a comunidade contabiliza prejuízos.

“Esses acidentes geram danos materiais e físicos às vítimas. Acaba causando problema também  para o Corpo de Bombeiros e o Samu, porque diariamente atendem ocorrências ali. Gastam dinheiro público em um atendimento que poderia ser evitado com um estudo da engenharia de trânsito do Detran.

Casos de acidentes foram relatados no grupo da Associação de Moradores e Amigos de Águas Claras (Amaac). No Facebook, uma moradora relatou o acidente que sofreu no local. “Eu quase morri nesse cruzamento, perda total no carro, traumatismo craniano e coma. Essa via só foi sinalizada uma semana depois do meu acidente”, publicou.

Outro morador disse: “Eu trabalho em frente ao cruzamento e já me livrei de ser atropelado. Só foi eu atravessar a rua e o dois carros bateram. Um dos carros foi arremessado aonde eu estava há segundos atrás”.

Congestionamentos causados pela grande quantidade de acidentes também são frequentes. “Todos os dias, interditam a via até as 18h. Sábado, ficou um congestionamento gigante até as 15h. E o pior que acham ruim querer um quebra-molas ou semáforo. Lamentável”, desabafou outro morador.

cruzamento Águas Claras

cruzamento ac3
cruzamento AC 2
A recepcionista Rosineide Caldas, 40 anos, conta que a experiência dela no local também não foi boa. “Venho diariamente de Arniqueiras trabalhar aqui perto e quase fui atropelada. Pensei que o carro ia parar na placa Pare e passei. Foi um susto”, lembra.

Flávio Rodrigues é servidor público e mora próximo ao cruzamento. “A situação piorou depois da reestruturação do trânsito em Águas Claras. Não se sabe de quem é a preferência no cruzamento e, quando você pensa que é sua, tem medo do outro carro não parar. É um caos. Tenho atenção redobrada ao passar por esse ponto”, diz.

Solução
O administrador de Águas Claras, Manuel Valdeci, afirma que conhece da demanda e garante que, em poucos dias, o problema será resolvido. “O estudo já foi encaminhado para o Detran e, em no máximo 15 dias, os agentes devem estar nas ruas fazendo as mudanças no trânsito. A intenção é inverter os sentidos das vias. A Rua 36 Norte passaria a seguir no sentido que desce, rumo ao parque, e a Alameda dos Eucaliptos subiria no sentido Avenida Castanheiras. Assim, controlamos o fluxo de veículos no local”, explica. “A implementação de lombadas e do inibidor de velocidade próximo ao cruzamento também não está descartada”, completa.

Outra demanda da comunidade também será atendida, segundo o administrador. “A intenção é que a Avenida Jequitibá passe a ter mão única para melhorar o fluxo na região”, acrescenta. A construção de dois viadutos, nas ruas Manacá e Alecrim, respectivamente, também promete aliviar os congestionamentos. Outros dois viadutos serão construídos na estação concessionárias do metrô.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?