metropoles.com

Águas Claras: administração revoga restrição em horário de comércio

As restrições causaram polêmica e dividiram a opinião de moradores e comerciantes da região administrativa. Será realizada audiência pública

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Daniel Ferreira/Metrópoles
Aguas Claras – Brasília – DF 06/08/2015
1 de 1 Aguas Claras – Brasília – DF 06/08/2015 - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

A Administração Regional de Águas Claras decidiu revogar a ordem de serviço que estabelecia horários de funcionamento para o comércio da cidade. As mudanças causaram polêmica e dividiram a opinião de moradores e comerciantes do local.

Em nota divulgada nesta quarta (20)/3, o órgão explicou que o administrador Ney Robsthon se reuniu na terça (19) com integrantes do Conselho de Segurança, entre outras autoridades, para discutir o horário de funcionamento de bares, lanchonetes, restaurantes, distribuidoras de bebidas, boates, pubs e demais estabelecimentos de entretenimento noturno que comercializem bebidas alcoólicas na RA.

“Ney Robsthon considera significativo ampliar a discussão sobre o tema e convocará uma audiência pública em breve com a participação dos moradores, empresários e demais entidades”, informou o texto para justificar a revogação da medida. 

Reprodução/Facebook

 

Segundo a norma que estava vigente, os estabelecimentos que vendem bebidas alcoólicas poderiam funcionar de domingo a quinta-feira, das 8h à 0h. Às sextas-feiras, aos sábados e em vésperas de feriados, o horário poderia ser ampliado até as 2h do dia seguinte. Os demais comércios teriam horário liberado.

Represália
Egresso do meio empresarial, uma vez que é sócio do Quattro Pizza Bar, na Avenida Pau Brasil, o administrador passou a ser alvo de incitações de boicote ao seu negócio desde quando a ordem de serviço foi publicada pela primeira vez no DODF.

Grupos no Facebook de grande mobilização dos habitantes da cidade, como a página da Associação de Moradores e Amigos de Águas Claras (Amaac), estão repletos de postagens com pedidos para as pessoas não frequentarem o estabelecimento.

2 imagens
1 de 2

Reprodução
2 de 2

Reprodução

A respeito da situação, Robsthon se absteve de comentários, mas reclamou da “desinformação” entre a população sobre o tema. O braço local da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-DF) saiu em defesa do administrador.

CLDF
A polêmica também chegou à Câmara Legislativa. Em 13 de março, foi protocolado o Projeto de Decreto Legislativo nº 17, da deputada Júlia Lucy (Novo), pedindo que fosse sustada a ordem de serviço. No dia seguinte, a Casa promoveu audiência pública para debater o assunto.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?