metropoles.com

Zona do euro: inflação desacelera para 5,5%, dentro do esperado

Em maio de 2023, a inflação na zona do euro estava em 6,1%, na base de comparação anual. Em junho do ano passado, o índice era de 8,6%

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
bandeiras da união europeia em frente a predio
1 de 1 bandeiras da união europeia em frente a predio - Foto: Getty Images

O índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) da zona do euro desacelerou em junho deste ano, de acordo com dados divulgados nesta quarta-feira (19/7) pelo escritório de estatísticas oficiais da União Europeia, o Eurostat.

A inflação na zona do euro ficou em 5,5% no mês passado, na comparação com o mesmo período de 2022. Já em relação a maio deste ano, o índice teve uma variação de 0,3%.

Em maio de 2023, a inflação na zona do euro estava em 6,1% (na base anual). Em junho do ano passado, o índice era de 8,6%.

Os resultados vieram em linha com as estimativas do consenso Refinitiv, que reúne as principais projeções do mercado e apontava exatamente esses números.

União Europeia

O índice de inflação da União Europeia ficou em 6,4% em junho, ante 7,1% em maio deste ano. Há um ano, o indicador era de 9,6%.

As taxas anuais mais baixas de inflação foram registradas em Luxemburgo (1%), Bélgica e Espanha (ambas com 1,6%). A maior inflação foi a da Hungria (19,9%), seguida por Eslováquia (11,3%) e República Tcheca (11,2%).

Em relação a maio de 2023, a inflação desacelerou em 25 países da União Europeia, se manteve estável em um e subiu em outro.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?