Zona do euro: inflação desacelera e vai ao menor nível em mais de 1 ano
No acumulado de 12 meses até março, o índice de inflação na zona do euro ficou em 6,9%, ante 8,5% em fevereiro, o mais baixo em 13 meses
atualizado
Compartilhar notícia
A inflação na zona do euro registrou forte desaceleração em março deste ano, segundo dados divulgados nesta quarta-feira (19/4) pelo Eurostat, o escritório de estatísticas da União Europeia.
No acumulado de 12 meses até março, o índice ficou em 6,9%, ante 8,5% em fevereiro. Trata-se do patamar mais baixo da inflação em 13 meses.
Em relação ao mês anterior, a inflação na zona do euro foi de 0,9%. Os resultados vieram em linha com as projeções do mercado.
O núcleo de inflação, que não considera os preços de energia e alimentos, ficou em 5,7% no mês passado, ante 5,6% em fevereiro, também dentro das expectativas. Na comparação mensal, a variação foi de 1,3%.
Em março, a inflação anual recuou em 25 países da zona do euro e subiu em dois. As taxas mais baixas foram registradas em Luxemburgo (2,9%), Espanha (3,1%) e Holanda (4,5%). As mais altas, na Hungria (25,6%), Letônia (17,2%) e República Tcheca (16,5%).