Weg anuncia troca de comando e terá novo CEO a partir de abril de 2024
Alberto Yoshikazu Kuba, atual diretor da divisão de Motores Elétricos Industriais da Weg, assumirá cargo no lugar de Harry Schmelzer Júnior
atualizado
Compartilhar notícia
A Weg, fabricante de motores elétricos e tintas industriais, anunciou nesta sexta-feira (8/12) que terá um novo CEO a partir de abril de 2024. Trata-se de Alberto Yoshikazu Kuba, que tem mais de 20 anos de trajetória na companhia e atualmente ocupa a diretoria da divisão de Motores Elétricos Industriais.
Kuba sucederá o atual diretor-presidente da Weg, Harry Schmelzer Júnior, que comandou a empresa por 16 anos e está há quatro décadas na companhia.
“Dentro do planejamento sucessório, estruturado e conduzido pelo Conselho de Administração com apoio de renomadas consultorias, o senhor Harry Schmelzer Júnior deixará o cargo de diretor presidente executivo da companhia, com efeito a partir de 31 de março de 2024, encerrando um ciclo executivo de mais de quatro décadas, sendo 16 anos presidindo o Grupo Weg”, diz a empresa em comunicado ao mercado.
“Como sucessor, com efeito a partir de 1º de abril de 2024, será nomeado o senhor Alberto Yoshikazu Kuba, executivo com mais de 21 anos de carreira na companhia e atual diretor superintendente da divisão de Motores Elétricos Industriais”, diz a nota da Weg.
Kuba tem 44 anos e é engenheiro eletricista com especialização em gestão empresarial. Pela empresa, ele trabalhou por 10 anos na China, atuando na área comercial, e retornou ao Brasil em 2020.
“Sua formação é complementada com especializações em finanças corporativas pela Fundação Dom Cabral (2003), APG Middle Amana-Key (2007), Executive Program for Growing Companies (Stanford, 2015), Leading Business Transforming (INSEAD, 2022/2023), dentre outras capacitações de classe mundial”, diz a nota da Weg.
Ainda de acordo com a companhia, o nome de Harry Schmelzer Júnior deve ser apresentado à Assembleia Geral Ordinária, em abril, como candidato a um dos assentos no Conselho de Administração para o biênio 2024/2025.
A Weg encerrou o terceiro trimestre deste ano com um lucro líquido de R$ 1,31 bilhão. O resultado representa uma alta de 13,3% em relação ao mesmo período de 2022, mas ficou abaixo do esperado.