Volkswagen suspende contrato de 800 trabalhadores em Taubaté (SP)
Segundo sindicato, objetivo da medida é adequar produção à demanda. Decisão acontece após fim do programa de incentivo à venda de carros
atualizado
Compartilhar notícia
A Volkswagen (VW) vai promover a suspensão temporária do contrato de 800 trabalhadores, seguindo o modelo de “layoff”, na fábrica da empresa em Taubaté, no interior paulista. A medida será adotada a partir do dia 1º de agosto por um período que varia de dois a cinco meses.
A decisão da montadora foi comunicada ao Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté e Região (Sindmetau) na tarde de sexta-feira (14/7). De acordo com o Sindmetau, o objetivo da medida é adequar o volume de produção da indústria à baixa demanda do mercado.
“Infelizmente, a taxa de juros, a Selic, continua em 13,75% e inviabiliza a venda de carros novos, já que dois terços dessas vendas são feitas por financiamento. Com isso, as montadoras têm enfrentado um acúmulo de veículos em estoque nos pátios”, disse o presidente do Sindmetau, Claudio Batista.
Neste ano, a Volks já havia protocolado um pedido de layoff. Inicialmente, a medida seria aplicada em junho e depois foi adiada para julho. Com o lançamento do programa de incentivo à venda de carros, lançado pelo governo federal, a empresa chegou a anunciar que não adotaria mais o “layoff”. No fim de junho, a companhia também havia anunciado a suspensão da produção de veículos em suas três fábricas instaladas no país.
A VW tem cerca de 3,1 mil funcionários em Taubaté. Atualmente, a unidade produz o Polo Track, novo carro de entrada da montadora. O acordo coletivo também estabeleceu a produção de um SUV compacto na indústria a partir de 2025.
Sobre o “layoff”, a empresa divulgou a seguinte nota: “A Volkswagen do Brasil informa que a fábrica de Taubaté (SP) protocolou layoff para um turno de produção, iniciando em 1º de agosto, a princípio com duração de 2 meses. A ferramenta de flexibilização está prevista em Acordo Coletivo firmado entre o Sindicato e colaboradores da Volkswagen”.