metropoles.com

Volkswagen suspende contrato de 800 trabalhadores em Taubaté (SP)

Segundo sindicato, objetivo da medida é adequar produção à demanda. Decisão acontece após fim do programa de incentivo à venda de carros

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
imagem colorida industria linha de montagem carro - Metrópoles
1 de 1 imagem colorida industria linha de montagem carro - Metrópoles - Foto: Divulgação

A Volkswagen (VW) vai promover a suspensão temporária do contrato de 800 trabalhadores, seguindo o modelo de “layoff”, na fábrica da empresa em Taubaté, no interior paulista. A medida será adotada a partir do dia 1º de agosto por um período que varia de dois a cinco meses.

A decisão da montadora foi comunicada ao Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté e Região (Sindmetau) na tarde de sexta-feira (14/7). De acordo com o Sindmetau, o objetivo da medida é adequar o volume de produção da indústria à baixa demanda do mercado.

“Infelizmente, a taxa de juros, a Selic, continua em 13,75% e inviabiliza a venda de carros novos, já que dois terços dessas vendas são feitas por financiamento. Com isso, as montadoras têm enfrentado um acúmulo de veículos em estoque nos pátios”, disse o presidente do Sindmetau, Claudio Batista.

Neste ano, a Volks já havia protocolado um pedido de layoff. Inicialmente, a medida seria aplicada em junho e depois foi adiada para julho. Com o lançamento do programa de incentivo à venda de carros, lançado pelo governo federal, a empresa chegou a anunciar que não adotaria mais o “layoff”. No fim de junho, a companhia também havia anunciado a suspensão da produção de veículos em suas três fábricas instaladas no país.

A VW tem cerca de 3,1 mil funcionários em Taubaté. Atualmente, a unidade produz o Polo Track, novo carro de entrada da montadora. O acordo coletivo também estabeleceu a produção de um SUV compacto na indústria a partir de 2025.

Sobre o “layoff”, a empresa divulgou a seguinte nota: “A Volkswagen do Brasil informa que a fábrica de Taubaté (SP) protocolou layoff para um turno de produção, iniciando em 1º de agosto, a princípio com duração de 2 meses. A ferramenta de flexibilização está prevista em Acordo Coletivo firmado entre o Sindicato e colaboradores da Volkswagen”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?