Volkswagen diz que pretende investir 1 bilhão de euros no Brasil até 2026
Segundo a Volkswagen, o aporte fará parte de uma estratégia que tem como objetivo alcançar crescimento de 40% no país até 2027
atualizado
Compartilhar notícia
A Volkswagen anunciou nesta terça-feira (4/7) um plano de investimentos de 1 bilhão de euros (cerca de R$ 5,2 bilhões) no Brasil até 2026.
Segundo a companhia, o aporte fará parte de uma estratégia que tem como objetivo alcançar crescimento de 40% até 2027.
Em comunicado, a montadora informou que, como parte do investimento, estão o desenvolvimento de motores de combustão movidos a etanol e a expansão do modelo de negócios de assinatura, direcionado ao aluguel de carros.
A Volkswagen também deve lançar dois modelos totalmente elétricos no país ainda em 2023. Até 2025, o plano é lançar 15 novos veículos elétricos e híbridos.
Além do crescimento no Brasil, a empresa alemã projeta expansão de 11% por ano na América do Sul até 2030.
Suspensão da produção e “mar de carros” parados
O otimismo dos planos para o futuro contrasta com uma difícil situação no presente. Na semana passada, a Volkswagen anunciou a suspensão temporária da produção de veículos em suas fábricas no Brasil.
A empresa comunicou que a suspensão da produção foi adotada devido à “estagnação do mercado”. A decisão da montadora ocorre em plena vigência do programa de incentivo do governo federal à indústria automotiva, iniciado em junho, que oferece descontos para a aquisição de veículos que custam até R$ 120 mil.
No dia seguinte ao anúncio, o pátio da montadora na unidade de São Bernardo do Campo (SP), na região do ABC Paulista, amanheceu completamente lotado, com milhares de carros. As imagens viralizaram nas redes sociais após a exibição de um vídeo gravado pelo Globocop, da TV Globo, nesta manhã.